top of page

Você sabia que o Pilates traz muito mais benefícios do que se imagina na vida de quem pratica?



Veja agora os benefícios que poucos conhecem do método Pilates


Os benefícios do método Pilates estão consolidados pela ciência. Muito se fala sobre a melhora de postura, maior estabilidade e fortalecimento do core, mas ainda hoje pouca gente sabe sobre os seguintes benefícios:


Capacidade respiratória e controle respiratório: Durante a execução dos exercícios é dada ênfase ao controle da respiração e o uso de toda a capacidade pulmonar, tanto na inspiração como na expiração. O controle do ritmo respiratório é considerado uma forma de conexão entre mente-corpo e estratégia do mindfulness.


Alinhamento corporal e equilíbrio: O correto alinhamento do corpo exigido pelo método torna o movimento mais eficiente, pois as articulações, os ossos e os músculos trabalham de forma mais coordenada e congruente. Melhora os desequilíbrios musculares através do fortalecimento muscular e otimiza a biomecânica reduzindo a chance de lesões em atletas de alto rendimento ou recreativos.


Core no modo automático: A maior parte das pessoas não sabe ativar o core! Vale destacar quando se fala sobre o fortalecimento do core é que é preciso treinamento muscular repetitivo consciente! Ou seja, é preciso consciência corporal para um adequado recrutamento da musculatura e consistência na manutenção e frequência nos exercícios.


A ideia é que com o tempo, a ativação da musculatura se torne automática, fator super importante durante as atividades funcionais e simples do dia a dia e também nos esportes. Já que na rotina de qualquer pessoa é preciso uma rápida e eficiente ativação da musculatura e um controle adequado do core para estabilidade, performance de movimento e menor risco de machucar.


Corpo flexível: Outro benefício do Pilates é o aumento da flexibilidade dos músculos, o que os permite não só gerar mais força para as atividades do dia a dia, como também mais elasticidade para receber e amortecer impactos, em especial, quando o core está fortalecido.


Você conhecia esses outros benefícios do Pilates?!



69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page