top of page

Os problemas mais comuns de quem fica muito tempo sentado e como evitar as dores na coluna e no quadril

ree

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia passa sentado? Estudos indicam que o ser humano permanece nessa posição por mais de um terço da vida e isso tem um impacto direto na saúde da coluna, quadril e até na circulação.


Na rotina da Clínica La Posture Fisioterapia, observamos um número crescente de pacientes com dores musculoesqueléticas associadas ao tempo excessivo sentado.Entre as queixas mais frequentes estão as dores lombares, no glúteo e no cóccix.


1- Dor lombar

A dor lombar é considerada um problema de saúde pública mundial, sendo uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Embora muitas pessoas recorram a analgésicos e relaxantes musculares, os estudos mostram que o tratamento mais eficaz é o movimento com exercícios de alongamento, fortalecimento e controle motor. O ideal é buscar avaliação fisioterapêutica personalizada, que permita a prescrição adequada de exercícios e a correção da postura no dia a dia.


2- Dor no bumbum (glúteo e cóccix)

A dor nessa região pode ter diversas causas: compressão do nervo ciático, síndrome do piriforme, contraturas musculares ou até coccidínia (dor no cóccix).Geralmente, ela está associada à inatividade física e longos períodos na posição sentada.

As mulheres são mais suscetíveis após a gestação e o parto, quando a pelve passa por importantes alterações estruturais e hormonais.

 Atenção aos sinais:

  • Dor em pontada ao sentar ou levantar;

  • Sensibilidade no cóccix;

  • Dormência irradiando para pernas ou virilha.


Uma avaliação funcional completa é essencial para identificar a origem da dor e tratar a causa, não apenas aliviar o sintoma.

Equipe Fisioterapia La Posture

 
 
 

Comentários


WhatsApp La Posture
bottom of page