Vai operar o joelho?

Você irá operar o joelho, passou por diferentes médicos e escolheu seu cirurgião. Tão importante quanto uma cirurgia de sucesso, é investir na fisioterapia. Por isso, a equipe de fisioterapia da Clínica fez essa lista de itens que pode te ajudar a ter um pós operatório de sucesso.

Check list para quem vai operar o joelho!

• Pesquise o dispositivo de auxílio de marcha mais adequado para você, dependendo do tipo de cirurgia e paciente, o andador ou a muleta. Experimente e leve com você no dia da cirurgia

• Uma boa parte das cirurgias de joelho demanda o uso de um imobilizador durante o pós-operatório. Verifique com seu médico se haverá necessidade

• O gelo é o seu melhor amigo após as cirurgias! Além de diminuir a dor, o gelo é um antiinflamatório natural, então use e abuse do gelo! Lembre-se de utilizar uma proteção entre a pele e o gelo para não ter risco de queimaduras. Nos primeiros dias, recomendamos gelo a cada duas horas

• Ao deitar ou dormir não fique com o joelho dobrado nem use almofadas embaixo do joelho. Quando o joelho permanece muito tempo dobrado, dificulta a extensão (movimento de esticar o joelho) e prejudica a recuperação

• Use corretamente os medicamentos orientados pelo seu médico! Eles irão ajudar principalmente nas primeiras semanas, além de prevenir o risco de complicações

• Prepare sua casa! Nas primeiras semanas de cirurgia há uma maior dificuldade para andar, principalmente quando há restrição de descarga de peso, isso é, para apoiar o pé no chão. Lembre-se de retirar tapetes ou objetos que aumentem o risco de queda

• Como tomar banho? Inicialmente, orientamos que o paciente tome banho sentado para evitar quedas ou desequilíbrios. Além disso, recomenda-se a utilização de plástico filme na região do curativo

• Faça fisioterapia! A fisioterapia é fundamental em qualquer pós-operatório! Ela inicia no quarto do hospital, quando o fisioterapeuta irá te ensinar a andar com as muletas, fazer exercícios iniciais e orientar quanto a sua recuperação. Após a alta hospitalar, o médico irá prescrever a fisioterapia para auxiliar no ganho de movimento, redução de dor, inchaço e inflamação e recuperação de força muscular e retorno às atividades de vida.

• Cada cirurgia tem um tempo específico e um protocolo de reabilitação adequado que devem ser respeitados.