top of page

Saia do sedentarismo! 5 passos para ajudar a cumprir uma de suas metas em 2021

Atualizado: 26 de jul. de 2021


Como sair do sedentarismo

Um novo ano chegou e agora, mais do que nunca, você deseja que 2021 comece logo!

Você fez sua lista de desejos e já decidiu que melhorar a sua saúde é a maior prioridade.


Saiba que você não está sozinho, ter saúde sempre foi um dos maiores desejos de fim de ano em qualquer lugar do mundo e geralmente vem acompanhado da promessa de iniciar uma atividade física, largar vícios e melhorar a alimentação.

Se você faz parte do time que quer sair do sedentarismo, mas ainda fica na dúvida sobre qual atividade deveria escolher nesse momento, fiz esse guia prático com 5 passos para te ajudar em 2021:


PASSO 1: DEFINA POR QUE VOCÊ QUER SAIR DO SEDENTARISMO.

Mas leve em consideração seu objetivo pessoal - ser menos estressado para ser um pai mais compreensivo para meus filhos, melhorar a postura para sair melhor nas fotos, ganhar massa muscular para chamar mais atenção de pretendentes ou emagrecer para me sentir mais disposto… Seja qual for o seu objetivo, não há certo e errado nessa resposta, ela é 100% particular e individual. O que vale é encontrar a sua real motivação para mudar!


Tenha em mente sua motivação para querer começar nesse momento e você reduzirá a chance de se boicotar nessa meta de 2021.


PASSO 2: ESCOLHA A ATIVIDADE QUE ATENDE MELHOR SEU OBJETIVO

Com o objetivo claro em mente, vale se basear em informações mais técnicas dos benefícios de cada atividade. Quais fatores devem ser levados em consideração, por exemplo, se o seu maior objetivo é:

  • ter mais saúde e ser menos estressado: Saiba que ter mais saúde é garantia em qualquer atividade física se comparado aos malefícios do sedentarismo. Pequenas doses de exercícios realizados de forma rotineira aliviam o estresse, melhoram a memória e o sono.

  • melhorar a postura: Tanto yoga quanto pilates tem um foco grande em correções e consciência corporal, por isso, quem pratica desenvolve o que consideramos uma boa postura.

Você pode reler as matérias sobre o tema:

  • melhorar o condicionamento cardiorrespiratório: Se você busca mais condicionamento, você precisa desenvolver atividades como corrida, natação, ciclismo e modalidades aeróbicas. Para quem está em isolamento, vale até caminhadas e subir e descer escadas.

  • ganhar massa muscular: Nesse caso vale investir em sobrecarga aos músculos, em modalidades como musculação, crossfit, levantamento de peso olímpico, etc

Você pode reler a matéria sobre o tema:

PASSO 3: ESTABELEÇA O LOCAL DE TREINO

Você já escolheu a modalidade e agora deve considerar se prefere estar em um ambiente maior, focado em socialização ou se prefere um ambiente mais personalizado, sendo você o foco durante o treino. Você gosta de um ambiente agitado ou mais tranquilo?


O local geralmente se alinha muito ao perfil da modalidade escolhida, por exemplo, você está decidido que irá iniciar uma atividade para ganhar massa muscular, gosta de treinos de alta intensidade e tem um perfil mais competitivo. Em relação ao local, você prefere ambientes mais movimentados para socialização: o crossfit pode ser uma boa pedida para seu perfil.


Agora, se você busca uma atividade aquática, gosta da competitividade mas prefere treinar e ficar na sua, a natação pode ser uma opção para superar seus próprios limites. Ainda no mundo dos esportes, os de areia como futevôlei e beach tennis são esportes que demandam técnica e estratégia, estimulam a competitividade entre duplas e combinam com um ambiente de maior socialização.

Leia mais sobre:


Outros exemplos fora do mundo do esporte, se você está em busca de uma atividade para a saúde mental e para o corpo, quer melhorar a respiração, a força e a flexibilidade: tanto o yoga quanto o pilates podem ser excelentes opções. Apesar de serem modalidades diferentes, em alguns aspectos elas se relacionam principalmente em relação à consciência do corpo e da respiração.


Atenção, nesse momento, vale considerar as medidas de restrição e de segurança de sua cidade. Por isso, a escolha do ambiente nesse momento pode pesar mais na sua decisão. Lembre-se de optar por treinar longe de aglomerações, em horários menos movimentados e que mantenham atualizadas as diretrizes de segurança e higiene no uso de equipamentos e espaços.


Caso você esteja em isolamento em casa, saiba que desde o ano passado, diversos profissionais de saúde passaram a prestar atendimento ao vivo de forma online, o que garante mais segurança para quem treina sozinho em casa.


PASSO 4: ESTABELA QUANDO IRÁ TREINAR:

Você já tem em mente praticamente todo seu planejamento. Agora basta decidir quando irá treinar. Para essa decisão vale o autoconhecimento: entenda o seu relógio biológico e escolha o período que tem mais disposição, assim as chances de se boicotar nos exercícios diminuem.


Além disso, nesse momento vale estabelecer a frequência que irá treinar e estabelecer um prazo máximo para começar. Lembre-se de traçar metas factíveis, isso é, não adianta prometer a si mesmo que irá treinar todos os dias na academia se você sabe que, pelo menos 1x na semana você geralmente fica até mais tarde em reunião e não conseguiria chegar a tempo para treinar. Comprometa-se com o possível e o real, inicie com uma frequência menor para depois se desafiar e cumprir metas maiores.


PASSO 5: BUSQUE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O último passo é apenas um lembrete sobre a importância do respaldo do seu médico para se jogar nessa nova rotina, o que exige ainda mais atenção em casos de problemas cardiovasculares, gestação ou até de dores recentes persistentes ou antigas pelo corpo.

Seja um esporte ou uma dança, o que vale para sair do sedentarismo é a consciência do autocuidado com a saúde da mente e do corpo.

Além disso, vale reforçar que não existe atividade física ruim, existe exercício mal orientado ou mal realizado. Por isso, quando for iniciar, procure pelo profissional de educação física para um treino adequado.


Dra Juliana Satake, Fisioterapeuta na Clínica La Posture

Dra Renata Luri, Fisioterapeuta doutorada em Ciências da Saúde pela Unifesp

*Colaboração para coluna Paola Machado, Viva Bem UOL.




78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page