top of page

#3 dúvidas sobre o core - Conhecer para saber como se cuidar melhor

Atualizado: 25 de jul. de 2021


O que é Core?

Percebemos na nossa rotina clínica que hoje, os pacientes chegam já na Clínica La Posture com muita informação diferente (graças ao Dr. Google) e isso pode confundir mais do que ajudar no tratamento. E por isso, iremos abordar um tema que surgiu nessa semana e que sempre gera bastante polêmica e envolve fake news.

Separamos algumas dúvidas comuns relacionadas à região do core, como fortalecer o core e a importância do core para conquistar mais saúde:

#1- O que é o core e onde está localizado o core?

Core: um conjunto de 29 músculos profundos de estabilização e, ao contrário do que muita gente pensa, não envolve apenas um único músculo abdominal. Isto é, os músculos da coluna, do quadril e do assoalho pélvico devem ser trabalhados de forma integrada para que não ocorra compensações durante os movimentos e para que haja de fato a ativação do core.

#2- Qual a importância do core e fortalecimento do core?

Uma analogia do core para facilitar a compreensão: pense nos músculos que o compõem como uma cinta de sustentação localizada na região central do nosso corpo. Essa cinta ao redor do corpo demonstra bem a sua importância. Um core forte e estável garante a estrutura do corpo. E assim, fica simples entender a didática em seu papel na prevenção de lesões, no impacto das articulações na região da coluna vertebral e do quadril.

#3- Eu faço corrida, dança, jogo tênis, sou super ativo - porquê eu deveria fortalecer o core?

Vamos começar usando o exemplo da corrida que é uma atividade de impacto. Imagine a sobrecarga nas articulações em um corpo sem estabilidade central...

Já no caso da dança, de nada adianta ter força e equilíbrio em membros inferiores, se o core não estiver bem alinhado... O core gera mais estabilidade e melhora o controle dos movimentos precisos e fluidos.

Em esportes que demandam explosão, a ativação do core proporciona mais potência de forma segura pela transmissão mais eficiente de controle e energia.

Como dissemos, o core fortalecido cria estabilidade, força e equilíbrio, o que protege a coluna e o quadril da força de impacto dos membros inferiores e superiores. Além disso, o core distribui as forças e energia sem sobrecarga muscular, prevenindo lesões em qualquer tipo de atividade física. Lembre-se que a ativação neuromuscular e o fortalecimento são fundamentais e devem ser trabalhados em conjunto com atividades físicas e esportes.

Treine e fortaleça seu core com a máxima atenção!

Saiba mais sobre o Core em nossa matéria exclusiva para o Viva Bem UOL da Paola Machado:

Lembre-se que o quê você faz influencia, mas o que diferencia é como você o faz!




170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page