top of page

Fake news:Treino de Musculação para "secar" e para "crescer"


Se você já ouviu ou leu sobre Treino de Musculação para "secar" e para "crescer", saiba que isso não existe!

Certamente, você já foi pego por uma chamada de texto ou de treinos milagrosos para "secar" e para "crescer"... mas saiba que isso não existe! Não há uma fórmula pronta de treino ou uma receita única que sirva para todos os corpos.


Na matéria de hoje, irei desmistificar essas diferenças entre "treino de ficar grande" e "treino de definir" e explicar a importância de se quebrar mitos para se garantir mais saúde e resultados eficazes.


"Quero treinar musculação mas não quero ficar grande" - Veja as diferenças entre treino de hipertrofia e definição muscular


Para quem nunca treinou ou treina sem suporte, é bastante comum associar o treino de hipertrofia com a imagem de um fisiculturista, e a definição com a imagem de capa de um corpo esbelto em que é possível ver os músculos desenhados. E é dessa imagem que muita gente acredita e se embasa em seus objetivos ao começar a treinar musculação… Mas será que estas concepções estão corretas?


Diferenças da Hipertrofia e da Definição Muscular?


O significado de Hipertrofia está relacionado ao desenvolvimento ou crescimento de um órgão ou de parte dele, devido a um aumento do tamanho ou quantidade de suas

células constituintes. Já fizemos uma matéria especial falando somente sobre hipertrofia X força muscular:


Já um músculo definido é aquele que não possui gordura considerável entre ele e a pele, dando mais contorno e fazendo com que o mesmo fique mais aparente.


Qual a diferença entre treino de hipertrofia e de definição muscular?

Não há diferenças. Ambos treinos com suas repetições irão fazer com que o músculo seja estimulado causando a hipertrofia e o gasto calórico / consumo metabólico.


A ciência revela que o importante no treino é a intensidade em que é realizado, não importa se as repetições são altas ou baixas. Essas mudanças entre os treinos ocorrem para estimular o músculo. Reforço também a importância de se associar o trabalho em equipe com nutricionistas e educadores físicos para se garantir um melhor resultado. Além de sempre, ter o acompanhamento de médicos e fisioterapeutas para garantir mais saúde.

Resumindo, não há como definir sem massa muscular considerável e focar apenas no aeróbico acreditando que irá perder gordura e definir…(mesmo porque já falei que isso também é outro mito!) da mesma forma que é erro restringir sua alimentação sem o suporte nutricional adequado.


Rodrigo Kenzo, educador físico e sócio do Personal LA POSTURE

Renata Luri, fisioterapeuta doutorada pela UNIFESP






504 visualizações0 comentário
bottom of page