O joelho é uma articulação de mobilidade e estabilidade, que atua em diversas funções do dia a dia, tais como: levantar, abaixar, suportar a posição em pé, andar, subir ou descer escadas. Qualquer desalinhamento nessa articulação pode levar a lesões com o passar do tempo. No caso do joelho, o nome valgo ou varo é utilizado para designar o mau alinhamento de uma articulação.
A angulação do alinhamento do joelho é medida pelo posicionamento entre o fêmur (osso da coxa) em relação à tíbia (osso da perna)
Joelho valgo
A articulação desvia para dentro – aproximando um joelho ao outro – sendo conhecida popularmente como joelho em X.
- Problemas: Quando essa alteração é acentuada, há um aumento na descarga de peso na região lateral do joelho, o que pode alterar o funcionamento ideal da articulação.
- Lesões: Essa sobrecarga predispõe o risco de lesões, como a síndrome da dor femoropatelar, artrose, tendinite, lesões ligamentares e luxação patelar.
Joelho varo
A articulação está desviada para fora – aumentando o espaço entre um joelho e o outro. Ocorre com menor frequência e é conhecido popularmente como perna de "cowboy" pois parece que a pessoa está sempre montada em um cavalo.
-Problemas: Nesse tipo de alteração, ocorre um aumento de forças compressivas no compartimento medial (parte de dentro) do joelho.
-Lesões: O varo de joelho pode aumentar o risco de lesões crônicas do menisco medial e osteoartrose
*Colaboração da Dra. Renata Luri Fisioterapeuta pela Unifesp e da Dra. Ana Clara Desiderio
Fisioterapeuta pela Unifal Especialista em Trauma-Ortopedia pela Santa Casa de Misericórdia
de São Paulo
Comments