Tem como prevenir a instabilidade de ombro na academia?

Atualizado: há 7 dias


Dor no ombro, o que pode ser?

Entenda o erro de quem treina e mesmo assim sente o ombro fraco e instável

Você sabia que a dor no ombro corresponde a até 27% das queixas da população?

O ombro é uma articulação instável do corpo que depende da integridade das estruturas que a compõem para garantir essa estabilidade e segurança nos movimentos. Para se ter ideia, as luxações de ombro representam 45% dos casos de luxação.

É muito comum em nossa clínica, recebermos pacientes com queixas de dores no ombro, ou relatando que sentem o ombro instável "solto, frouxo…". E, se esse for seu caso, continue lendo nossa matéria e acompanhe nossas publicações para o UOL.


Por que meu ombro está "solto e instável " toda vez que me movimento?

Além da integridade de seus componentes, vale reforçar o papel protetor e estabilizador da musculatura em torno do ombro. Há casos que podem ocorrer por características particulares como frouxidão ligamentar, idade, trauma e lesão em alguma das estruturas do ombro.

Mas a maior parte dos casos, acontece por enfraquecimento da musculatura que deveria suportar a articulação. Um alerta deve ser feito para aqueles que realizam movimentos repetitivos - por exemplo, todos os dias você abre um armário para retirar algo pesado e de forma recorrente, você gera uma sobrecarga na articulação que pode lesionar ao longo do tempo ou até de forma aguda com um trauma em algum momento, principalmente se você estiver sedentário.

Tem sido cada vez mais comum pessoas que na pandemia treinaram por conta ou que no retorno às atividades físicas abusaram com carga superestimada, movimentos errados ou até sem orientação.


Por que mesmo quem é forte pode sentir o ombro frágil assim?

Você sabia que um aparente fortinho pode não ser forte como você imagina…? Não se deve confundir a força muscular com volume e massa muscular. As pessoas muitas vezes se focam em treinar musculaturas superficiais que são mais aparentes e se esquecem das diferentes composições de músculos. Muito antes de se trabalhar a musculatura mais superficial é preciso focar na musculatura que, de fato, estabiliza o ombro.


O personal trainer da Clínica La Posture, Rodrigo Kenzo, orienta: "Podemos prevenir muitas lesões através de um trabalho bem feito em academia com prescrição adequada de exercícios com foco em estabilização como os passos iniciais. O maior erro que acompanho é a pessoa colocar uma carga acima da demanda possível. O trabalho é feito em conjunto entre o personal e o fisioterapeuta desse aluno."


Como uma equipe de profissionais de fisioterapia e educação física, sabemos da importância do trabalho integrado para se tratar esses casos e prevenir essas lesões. Lembre-se, em casos de dores ou até restrição de movimentos no ombro, você deve procurar por tratamento médico e fisioterapêutico.


Renata Luri, Fisioterapeuta Doutorada pela Unifesp sócia na Clínica La Posture

Rodrigo Kenzo, Educador Físico e gestor do Personal La Posture


Conheça a academia referência da Vila Gumercindo e studio personalizado de musculação na Unidade Ipiranga @PERSONAL.LAPOSTURE