top of page

Vocês fazem acupuntura?



Nossa equipe conta com um time de fisioterapeutas que possuem o mesmo comprometimento e valores da LA POSTURE e se complementam com diferentes skills permitindo uma abordagem completa de tratamento em equipe sempre que se faz necessário o encaminhamento.

Diante disso, alguns recursos que usamos em nossos atendimentos sempre geram dúvidas:


Mas isso é acupuntura?”

É comum durante a sessão de fisioterapia quando estamos com a agulha e o mandril em mãos, perguntarem se somos acupunturistas. Mas vale dizer que não necessariamente todo agulhamento é considerado acupuntura, bem como, nem toda acupuntura é feita somente através de agulhas. 


Nós, fisioterapeutas, podemos sim ser acupunturistas. Mas em nosso caso, na Clínica La Posture, fazemos uso de recursos dentro de uma abordagem de tratamento da fisioterapia. A ciência já comprovou efeitos fisiológicos benéficos relacionados à liberação de substâncias vasoativas induzidas, incremento de oxigenação e fluxo linfático local, ativação do sistema imune, analgesia e relaxamento muscular por liberação de serotonina e opiáceos (endorfina, encefalina e dinorfina), e efeitos neurobiológicos como atuação de neurotransmissores relacionados ao humor e  à depressão. É importante ressaltar que esses métodos não se incluem dentro da abordagem e conceitos energéticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Acompanhe nossa matéria exclusiva publicada hoje no VIVA BEM UOL

AURICULOTERAPIA: a orelha é representada como microssistema do corpo. Agulhas, esferas ou sementes podem ser usados para se estimular pontos da orelha. Saiba os benefícios do tratamento com pontos na orelha.


Ventosaterapia

VENTOSATERAPIA: a sucção é usada como método terapêutico. As ventosas são aplicadas sobre a pele e o vácuo estimula a circulação sanguínea. Utilizada no alívio de dores e contraturas musculares. Ventosaterapia como funciona:  Ventosaterapia como funciona e quais os benefícios do método?


CRANIOPUNTURA: a agulha é inserida em pontos específicos superficiais do crânio. É embasado em métodos de agulhamento tradicionais associados a conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia e neurologia, sendo que, partes do crânio correspondem a áreas representativas do córtex cerebral.


Dry Needling

DRY NEEDLING:  o agulhamento a seco é usado em pontos específicos - fora do conceito de meridianos e energias da MTC - com o objetivo de tratar pontos-gatilho. Usado por profissionais de saúde para tratar trigger points - leia matéria anterior trigger points. Saiba o que é e como tratar pontos doloridos nos músculos. Pode ser usado associado ao laser e ao uso das correntes. A laserterapia e o impulso elétrico geram efeitos analgésicos. É indicado em casos de tensão muscular e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos




Na Clínica La Posture, de acordo com o plano do fisioterapeuta, esses recursos podem ser usados dentro da sessão para agregar ao tratamento em diferentes áreas como reumatologia, ortopedia, saúde feminina e até mesmo no desempenho esportivo.


Dúvidas

Agendamento de sessões: via central whatsapp la posture



149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page