Dúvidas sobre o dry needling?

Atualizado: 1 de set.



Como o dry needling funciona? É igual Acupuntura? Funciona mesmo? Como?

Neste post esclareceremos as principais dúvida sobre o método!


Acupuntura X Dry needling. É a mesma coisa?

Apesar do dry utilizar a mesma agulha de um atendimento de acupuntura, saiba que são métodos completamente diferentes!


A acupuntura atua em pontos de energia baseados em medicina integrativa. Já no dry, trabalhamos com intuito de desativar pontos gatilhos musculares que geram dor de uma forma bem rápida e eficaz (leia mais sobre pontos gatilhos em textos já publicado) .

Como funciona o agulhamento?

O agulhamento produz resposta local e central que leva o metabolismo à busca da homeostase do ponto tratado, resultando em redução de sensibilização periférica e até central de dor.


Será que o agulhamento seco funciona mesmo?

Estudos apontam que o dry needling é eficaz em aumentar imediatamente o limiar de dor à pressão e a amplitude de movimento em pacientes com disfunções musculoesqueléticas.

A Fisioterapeuta Ana Clara Desiderio, gestora da Fisioterapia La Posture, trabalha com o método nos seus atendimentos e relata que o dry needling promove benefícios aplicado a curto prazo para analgesia (alívio de dor) e melhora de função quando inserido como uma ferramenta a mais dentro de um atendimento fisioterapêutico completo dos pacientes. Isso é, a redução da dor devido ao uso do dry needling permite que o paciente execute intervenções ativas como exercícios de fortalecimento e mobilidade, facilitando o processo de reabilitação e permitindo que o paciente retorne às suas atividades diárias.


Agende sua consulta de fisioterapia na Clínica La Posture