• Clínica La Posture

5 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Atualizado: Ago 20


Você sabia que cerca de 40% dos brasileiros sofrem de distúrbios do sono. Estudos mostram que nas últimas décadas estamos diminuindo consideravelmente o nosso tempo de sono.

As mudanças bruscas em hábito, o isolamento social e a ansiedade deixam as pessoas ainda mais vulneráveis  à ocorrência desses distúrbios, que podem afetar tanto homens quanto mulheres. Mas para nossa tristeza, somos nós, mulheres que apresentamos os sintomas mais severos de insônia e sonolência diurna.


Esses problemas parecem estar associados ao nosso ciclo menstrual e às oscilações hormonais que podem dificultar o início e a manutenção de uma noite reparadora.

Uma noite mal dormida aumenta marcadores inflamatórios no sangue, dificulta nossa capacidade de raciocínio e memória e, claramente, piora nosso humor #badmood. De forma crônica, isso é, caso essa privação de sono seja persistente, pode elevar significativamente o risco de doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas como a obesidade.


#Dúvidas comuns sobre o sono:


a.Quanto tempo devo dormir? Muita gente já ouviu falar que o tempo ideal de sono é de 8 horas por noite, mas a necessidade adequada varia de pessoa para pessoa.

b.Existe uma posição ideal para dormir? Os cientistas mostram que não há uma relação direta da posição para dormir com a qualidade do sono. É comum acreditar que só exista uma posição perfeita para dormir: de lado com um travesseiro entre os joelhos, mas não é um consenso. O melhor é dormir na posição que você se sinta mais confortável e acorde bem e sem dores. #Dica de saúde: Caso você tenha dores ao acordar e ao deitar, perceba as posições que trazem mais conforto. É importante não se acostumar a sentir dores: quanto mais tempo com dor, mais difícil adequar seu tratamento pois a dor torna-se crônica.

c. Apenas os homens roncam? Os homens anatomicamente possuem um estreitamento da via aérea superior, o que pode predispor ao ronco. Mas tanto homens quanto mulheres podem roncar. 

#Dica de saúde: Caso você perceba o ronco esporadicamente (por exemplo, quando bebe um vinho ou apenas quando está muito cansada) não há tanta preocupação, apenas se observe. Mas caso além dos roncos, apresente sintomas como fadiga ou cansaço ao acordar, você pode ter apnéia obstrutiva do sono - procure um médico do sono para tratamento adequado.  Pensando nesse momento que vivemos, fizemos um check list para você dormir melhor:

#DICA 1 - Siga uma rotina:

Use um marcador na sua rotina para sinalizar ao seu cérebro que seu dia de trabalho acabou. Literalmente, não leve trabalho para cama!


# DICA 2 - Pratique uma atividade física:

A atividade física traz benefícios não só para o seu corpo mas também para a sua mente. Gerenciar o estresse e liberar hormônios do bem-estar irão ajudar a dormir melhor. Apenas evite se exercitar intensamente próximo ao seu horário de dormir. Opte por alongamentos, yoga , etc.


#DICA 3 - Pratique o detox digital:

Reduza a exposição à luz azul que está presente no celular, notebook, TV… O ideal seria não usar esses equipamentos por pelo menos 2 horas antes de se deitar. Se possível, apague todas as luzes do quarto. A luz inibe a secreção de melatonina (hormônio essencial para o sono).


#DICA 4 - Jantar leve:

Evite consumir alimentos super gordurosos e pesados antes de se deitar, bebidas alcoólicas e cafeína também atrapalham uma noite de sono reparadora. Opte por chás mornos de ervas como camomila, erva-cidreira, valeriana e erva-doce.


#DICA 5 - Ambiente zen:

Já pensou em transformar seu quarto em um verdadeiro spa zen? Deixe o ambiente calmo e organizado, arrume sua cama de forma que fique aconchegante, deixe luzes amarelas no ambiente, use difusor de aromas com óleos essenciais que acalmam a mente e induzem o sono como: lavanda, néroli, ylang ylang, camomila e bergamota.

Obs. É importante lembrar que essas informações são gerais e não substituem o acompanhamento de um profissional da saúde.



Renata Luri para Women Creating


UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869