top of page

Treino e Maternidade

Atualizado: 25 de jul. de 2021


como manter o treino pós gestação

La Posture: Paola, nos conte mais sobre quem é você, sua formação e seus projetos.

Paola Machado: Eu tenho 34 anos, sou casada há 14 anos e, do fruto do meu relacionamento, nasceu Nicolas — hoje com 12 anos — e Lorena — com 9 anos. Também tenho uma cachorrinha chamada Migalha.


Sou graduada, desde 2009, em Educação Física modalidade em saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); mestre em Ciências da Saúde, com foco em fisiologia do exercício e imunologia pela UNIFESP (2012) e doutora em Ciências da Saúde, com foco em fisiologia da nutrição e fisiopatologia da obesidade, também pela UNIFESP (2020).


Atualmente trabalho como pesquisadora científica, com consultorias na área esportiva e de nutrição, gero conteúdos publicitários para público leigo e para profissionais, e tenho empresas na área de saúde e tecnologia, além de realizar palestras e ter uma coluna de saúde do VivaBem/UOL.


La Posture: Acompanhamos suas gestações, e nos chamou muita a atenção relembrar que você fez a defesa do mestrado grávida. Ainda, mesmo com filhos pequenos, você ainda manteve os estudos e seu trabalho, qual o segredo para tudo isso?

Paola Machado: Muito foco. Depois que comecei a acreditar no meu potencial tive muito foco e determinação. Sou uma pessoa que acredito muito que o Universo nos auxilia quando de fato queremos. E eu sempre quis e sei onde quero chegar, por isso sou muito focada nessa trajetória, pois sei que dará certo.


La Posture: Temos focado muito aqui na La Posture sobre abordar com nossos pacientes o autocuidado e o autogerenciamento da saúde. Vejo você equilibrando os pratos para treinar, se cuidar, estudar, empreender, gravar vídeos e ser mãe, esposa, filha... Você acredita que é possível conseguir um ponto de equilíbrio entre essas áreas e quais dicas de autocuidado você daria para mulheres que como você são mães?

Paola Machado: Óbvio que sim. Pra mim é essencial entendermos que precisamos de pessoas para evoluir. Precisamos delegar funções — e isso aprendemos muito bem na UNIFESP — e entendermos o espaço de cada profissão e o que, de fato, conseguimos fazer sozinhos.


Eu tenho uma rotina bem determinada. Tenho algumas empresas e minha semana é muito bem divida para que eu destine a energia necessária para cada fim. A mesma coisa com minha saúde. Minha rotina de exercícios e alimentação é muito bem estabelecida e no meu horário de treino, não marco nada. É sagrado. Digo que a melhor coisa, sempre, é ter uma frequência mínima, atingível e não jogar a meta para o teto — pois se não cumprirmos, ficamos frustrados. Por isso, desde meus 11 anos treino 3 vezes por semana, no mínimo. Quando treino mais, é lucro.

Paola Machado - Educadora física, pesquisadora e doutora pela Unifesp


45 visualizações0 comentário
bottom of page