Por que sinto dor depois do treino?

Ao iniciar uma atividade física ou quando você começa a fazer um novo treino é normal o corpo ficar mais sensível e até mesmo sentir leves dores musculares.

O educador físico da Clínica La Posture, Rodrigo Kenzo, explica que em treinos de adaptação, é comum que os alunos sintam a dor muscular.

A dor muscular tardia é uma dor tolerável que surge nos músculos dias após o treino, com pico geralmente após dois dias e com tendência à diminuição no terceiro dia.

Por que ela ocorre?

Ocorre em decorrência das microlesões, gerando inflamação, sendo parte do processo de adaptação neuromuscular. O problema é que apesar de comum, essa dor pode levar à falta de controle, força e queda da percepção do corpo no espaço, o que predispõem a lesões.

Respeite o tempo do corpo!

Lembre-se que o seu corpo precisa de tempo para se recuperar, o que garante os benefícios esperados do treino. Os tecidos do corpo precisam, em média, de 24 a 72 horas para essa recuperação.

Vale reforçar também que o tempo de recuperação pode variar de acordo com cada indivíduo e com o tipo de treino e estímulo gerado.

Como ajudar meu corpo a recuperar a musculatura?

A recuperação não representa repouso ou afastamento de todo tipo de atividade física, é possível ajudar o próprio corpo através de exercícios de baixa intensidade que aumentam a circulação local e facilitam o processo de remoção de metabólitos envolvidos na inflamação.

Também é possível acelerar a recuperação através de estratégias como o recovery, técnicas de liberação miofascial e uso de equipamentos como LEDterapia e laserterapia.

Saiba mais sobre o Recovery La Posture