O porquê você deveria dar mais atenção a sua postura em 2022

A dor no ombro é uma das queixas mais comuns. Muita gente quando sente dores no ombro acha que seja algo pontual, isso é, que seja causado por algo causado dentro da articulação do ombro mas, na grande maioria das vezes, a raiz do problema se inicia pela fraqueza muscular. Estudos relacionam uma tríade de sintomas de dor no ombro, dor no pescoço e alterações na mecânica escapular como características do portador da discinese escapular. A progressão desses quadros se relacionam a disfunções neurais, tendinopatias, lesões labrais e síndrome do impacto.

Alguns fatores podem ser apontados como vilões da saúde do ombro:

• movimentos repetitivos de flexão (levantar o braço) ou abdução (abrir os braços) dos ombros por tempo prolongado

• movimentos mantidos por tempo prolongado, uso excessivo ou carga excessiva

• postura inadequada, postura “cansada” - cabeça para frente e ombros caídos ou arqueados, cifose torácica

• alterações anatômicas preexistentes

• Risco na prática de gestos esportivos no tênis e vôlei

Uma recente revisão sistemática pontua que o diagnóstico clínico é essencial para um bom prognóstico. Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido.

Além disso, alguns fatores também podem contribuir no tratamento e prevenção como a melhora da postura e desenvolver mais mobilidade e força na coluna. Esses fatores podem estabilizar as movimentações dos ombros e melhorar a cinemática da escápula durante a movimentação de braços. Nesses casos, pode-se agregar na rotina exercícios de pilates e RPG tanto como medida de prevenção quanto de tratamento.

O ideal é que se corrijam os padrões de movimento e recrutamento muscular por meio de exercícios que respeitem as capacidades musculares e a funcionalidade para aí então ser feito o planejamento de um programa de exercícios.

Em caso de sintomas, procure um profissional de saúde para orientação adequada.

Equipe de Fisioterapeutas especializados na Clínica La Posture