top of page

Falta de tempo? Saiba o que fazer para driblar e melhorar a sua relação com a rotina



Não tem jeito, vivemos em meio a uma rotina em que tudo é muito rápido, informações novas chegam o tempo todo, tudo precisa ser pra ontem e agora... somos a geração que sofre com a falta de tempo e também com a falta de prioridades.

O fato é que, abraçamos o mundo tentando nos adequar ao ritmo do trabalho, da rotina dos amigos, da família, e todas as demandas. Já falamos muitas vezes sobre como é desafiador conseguir e aprender a gerenciar a saúde e ter um tempo para o autocuidado.

E por mais que se saiba que é preciso se priorizar e implementar um compromisso na agenda, é muito mais fácil se colocar em segundo plano quando se pensa em família. Nesse contexto, geralmente são as mulheres que desempenham uma sobrecarga de tarefas não remuneradas e respondem a cobranças invisíveis da própria rotina.

Estudos mostram que a mulher trabalha mais horas que os homens se dedicando aos cuidados com a família, além de se desdobrar em tarefas não remuneradas e raramente contabilizadas.

Na pandemia, 80% das mulheres se sentiram mais atarefadas e com escassez de tempo, sendo que, 60% dos homens relataram a mesma sensação. Esse resultado reforça a necessidade de olharmos para as mulheres de forma mais solidária acolhendo essas necessidades de cuidar de quem acaba cuidando de tudo.

Nossa equipe listou 2 sugestões que podem melhorar sua relação com a sua rotina:

  • Você sabe da importância em se cuidar mas não encontra tempo na agenda!

A saúde mental é garantida no simples hábito de nos movimentarmos com a liberação de neurotransmissores do bem-estar. Acredite, há inúmeros benefícios em se fazer uma simples caminhada de 15 minutos em intensidade moderada para gerar o aumento das funções cognitivas, principalmente na velocidade de processamento, memória e função executiva.

Como implementar - o sedentarismo pode ser combatido quando fazemos pausas durante o expediente - levante-se para beber água, ir ao banheiro, trabalhe em pé e sente, alterne posições de forma constante.

Opte por caminhar sempre que possível, suba e desça as escadas. Apenas inicie e se movimente!

Você pode iniciar com uma caminhada no seu bairro, pode se dedicar a uma dança, a um treino em academia ou até ao pilates! Veja como você pode sair da inércia e inserir novos hábitos para ter mais qualidade de vida!

  • Você se cobra para dar conta de tudo sempre!

Você gostaria de fazer pilates 2x na semana mas tem feito apenas 1x nesse momento, pois está com um projeto apertado no trabalho ou porque tem filhos pequenos ou porque é você quem cuida dos seus netos.

Dar conta de tudo sempre é utopia na vida de qualquer mulher ou homem! O fato é que há momentos que conseguimos nos dedicar mais a uma determinada tarefa ou área de nossas vidas e com isso, nem sempre fazemos o esperado em outra área. Estar ciente de que há esse equilíbrio e desequilíbrio de tarefas faz parte da vida de qualquer pessoa.

2. Você gostaria de fazer atividade física 2x na semana mas tem feito apenas 1x nesse momento, pois está com um projeto apertado no trabalho OU porque tem filhos pequenos para cuidar OU porque é você quem fica com seus netos.

O único fato que conseguimos controlar é a escolha de nossas prioridades e necessidades. Sendo que, ela é totalmente individual e irá depender unicamente de você definir o que PRECISA ser feito e o que não precisa ser feito naquele momento.

Escolher suas batalhas e respeitar seu tempo também é um ato de autocuidado, pense nisso!


137 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page