top of page

Em tempos de home office, saiba como prevenir a tendinite em casa

Atualizado: 26 de jul. de 2021


Tendinite
crédito: iStock

Em tempos de quarentena, muitas pessoas tiveram que se adaptar à rotina de trabalhar de casa. Nem sempre há a possibilidade de ter uma cadeira, mesa ou mesmo um ambiente específico para se dedicar ao trabalho, e alguns ajustes devem ser feitos tanto no ambiente quanto nos hábitos (acompanhe última matéria com as dicas do home office).

O fato é que trabalhar em home office em tempos de isolamento social é desafiador. A tendência é passarmos longos períodos de tempo sentados, seja no trabalho com o notebook ou no lazer assistindo à televisão.


Se no ambiente de trabalho já era difícil se manter sentado por ser incômodo, em casa, por diversos motivos, pode levar a dores, desconfortos musculares ou até articulares. Entre as queixas mais comuns está a dor no punho, região popularmente chamada de pulso. Segundo o Ministério do Trabalho, a tendinite está entre as 20 principais causas de afastamento por acidentes ou adoecimentos.


A tendinite é conhecida como uma das principais lesões entre as LER/DORT, que são doenças de causa ocupacional devido a longas jornadas de trabalho na mesma posição de forma repetitiva. Sua causa está diretamente ligada ao movimento repetitivo e excesso de carga na região.


Causas:

-Sobrecarga (excesso de movimento repetitivos/overuse).

-Desequilíbrio e fraqueza muscular.

-Traumas.

-Atritos.


Sintomas

-Dor.

-Formigamento (Parestesia).

-Fadiga.

-Perda de força e de controle.

-Inchaço.

-Calor na região.

-Crepitação (sensação do ranger) durante os movimentos.

-Pode levar à cervicalgia tensional (dor no pescoço e na cabeça)


Tratamento

As tendinites são doenças normalmente temporárias com o tratamento adequado. Em fase inicial, gelo, repouso e ajustes do movimento aliviam o problema. O gelo deve ser aplicado durante 15 minutos na região afetada (com proteção da pele com toalha). É importante procurar um profissional de saúde para a assistência adequada. Saiba que uma tendinite mal tratada causa complicações a longo prazo.


Já em caso de dores crônicas (quando a pessoa sente há meses e o quadro só piora), é necessário o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia. O papel da fisioterapia nesses casos é realmente focar na causa da lesão. Podem ser usados recursos analgésicos, alongamentos, liberação muscular e fortalecimento muscular. Nos casos mais graves e incapacitantes, pode haver a necessidade de cirurgia ou infiltração. A melhor estratégia é focar na prevenção através de pequenas mudanças de hábito. Listamos algumas dicas para prevenir a tendinite em casa:


#DICA 1 - Ajuste o seu ambiente de trabalho.

- É importante garantir conforto ao trabalhar. Mantenha sua cabeça na mesma linha da tela do notebook, seus ombros sempre sem tensão, seus cotovelos e joelhos a 90 graus, e pés sempre apoiados.

-Preste atenção. O punho e o antebraço devem estar apoiados sobre uma superfície. Nada de deixar os punhos livres sem apoio.

-Utilize um mousepad com apoio ergonômico de punho que ajuda a diminuir o atrito e a compressão entre os tendões e as estruturas que estão ao redor


#DICAS 2 -Faça pausas

As pausas na digitação e no uso de mouse evitam a sobrecarga e o oversuse da região. Durante as pausas: faça movimentos circulares com os punhos, e abra e feche as mãos para estimular a circulação sanguínea local.


#DICA 3 - Alongue

-Não deixe os músculos parados na mesma posição por muito tempo. Um recente estudo recomenda alongar punhos e mãos ao menos uma vez ao dia, como alternativa para combater e prevenir o problema.

-Alongue o corpo como um todo: pescoço, braços e dedos.


#DICAS 4- Fortaleça

-Trabalhar a musculatura estabiliza as articulações e previne a tendinite.

-Abra e feche os dedos repetindo 3 séries de 10 repetições.

-Fortaleça o corpo como um todo! Mesmo em casa você pode se manter ativo, há diversas dicas de exercícios.

-Cuidado apenas para não se expor a movimentos que não domina para não se lesionar


#DICAS 5 -Nunca se automedique

Tenha cuidado ao tomar medicamentos sem prescrição. Há pessoas que se medicam antes de começar a trabalhar para mascarar sintomas. Encare a dor como um alerta do seu corpo! Seja capaz de avaliar quando está exagerando em alguma atividade.

 

*Colaboração Renata Luri Fisioterapeuta Doutorada pela UNIFESP e da Juliana Satake Fisioterapeuta pela UNIFESP

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page