top of page

Como a alimentação pode me ajudar na reabilitação e na fisioterapia?


Uma pergunta comum que recebemos na clínica é:

O que eu posso fazer para acelerar minha recuperação física?

Além, é claro, de seguir as orientações e ir às sessões com seu fisioterapeuta de forma consistente, vale dizer que a alimentação pode ajudar no seu tratamento de fisioterapia! Claro que, um alimento por si só não resolve o problema: é preciso realizar um trabalho integrado de fisioterapia, reabilitação e estimular o processo de reparo e funcionalidade de músculos, articulações, osso, e todo o corpo!

Uma dieta balanceada pode diminuir o estresse oxidativo, melhorar o humor o que influencia a adesão ao tratamento e minimiza a percepção de dor, facilitar o controle do peso ajudando na menor sobrecarga articular, além de potencializar a recuperação. Outra vantagem proporcionada por uma alimentação saudável é o aumento do desempenho nas atividades físicas. E dentro desse mesmo raciocínio, na fisioterapia não seria diferente. Da mesma forma, a atividade física também influencia na habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Portanto, associar o cuidado e integrar a forma que se cuida do seu corpo melhora e muito a qualidade de vida!


Existe uma relação direta entre alimentação, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. A função dos alimentos vai muito além do que nos manter saciados. Uma alimentação saudável exerce papel fundamental para o adequado funcionamento de todo corpo. Se você sofre com fadigas e dores, entenda que o consumo de determinados alimentos bem como o consumo de nutrientes essenciais facilita a capacidade do corpo humano de reforçar o sistema imunológico, se recuperar e até prevenir doenças e atenuar sintomas e condições de estresse físico, como as temidas lesões.


O que devo repensar na minha alimentação?

  • Consumo as quantidades adequadas de todos os nutrientes em uma base diária estimulando meu corpo a trabalhar de forma otimizada e livre de doenças?

  • Tenho feito escolhas saudáveis tanto na escolha de alimentos, composição nutricional e preparos?

  • Lembre-se que quando o corpo humano é privado de algum tipo de nutriente, ele fica mais suscetível e compromete funcionamento

O que posso comer para ajudar meu corpo na minha recuperação?

  • A recuperação do corpo possui como base alguns princípios: a reidratação, reposição de energia, recuperação e fortalecimento do sistema imune. Vamos deixar algumas dicas gerais de consumo:

  • Hidratação – beba muita água! Se você não tem o hábito, você pode adicionar e estimular a hidratação investindo em água saborizada (fica a dica: corte pedaços de hortelã + cravo + canela em pau + casca de abacaxi + maçã + pêra)

  • Reposição de energia – consuma frutas (banana, maçã, perâ, uva, morango, laranja, melão, melancia, abacaxi e manga) + consumo de oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, amendoim, amêndoas, avelã e nozes) associado com frutas secas (ameixa-preta, figo, damasco, goji berry, tâmara e uva-passa)

  • Recuperação – priorize alimentos fonte de proteínas animais (carnes, ovos, frangos e peixes) e vegetais (grão-de-bico, arroz integral, feijão, quinoa, lentilha, aspargos, ervilha, soja, tofu e aveia)

  • Fortalecimento do sistema imune – priorize uma excelente higiene do sono, mantenha a hidratação em dia (pelo menos 1,5L de água por dia), descanse bem, consuma frutas, legumes e verduras, dê preferência a alimentos antioxidantes e antiinflamatórios (açafrão-da-terra, aveia, azeite de oliva, chá de cavalinha/centelha asiática/dente-de-leão, frutas cítricas, frutas vermelhas, linhaça, mamão/abacaxi, melão, óleo de gergelim, peixes – salmão/atum/sardinha/arenque, pepino, sálvia, semente de abóbora, suco de uva integral, gengibre, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, chá verde e chia) e evitar alimentos muito gordurosos ou com muita fritura, assim como, alimentos com gordura trans

Lembre-se que a estratégia nutricional deve ser individualizada, nosso objetivo de hoje é que você se conscientize de que sua saúde depende do cuidado integrado em todos os aspectos do seu estilo de vida. Todas essas escolhas irão influenciar de forma direta a forma que seu corpo se recupera. Procure sempre por profissionais de saúde para atendimento adequado.

Colaboração Gabriel Kenji, nutricionista clínico pós-graduando em Nutrição Esportiva



807 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page