top of page

#7 DICAS EM 7 DIAS

Atualizado: 29 de mai. de 2023


Dicas simples que trazer mais saúde e bem-estar para a sua rotina!


#DIA 1 : DESCONECTE & RESPIRE

O excesso de informações podem gerar medo e ansiedade. Nosso corpo responde a essas emoções com uma carga de hormônios relacionados ao estresse. Essas reações ocorrem de forma inconsciente para garantir a sobrevivência do corpo frente a algum perigo eminente, fuga e luta. O problema de ficar o tempo todo conectado com notícias e enxurrada de informações é viver de forma constante com essa carga de tensão! DICA: Cultive momentos para se desconectar durante o dia e à noite e não leve o celular para cama ao deitar!


O corpo reage ao estresse com mudança do padrão respiratório e liberação de hormônios relacionados ao estresse e ansiedade gerando: tensão muscular, aumento da pressão arterial e dificuldade de raciocínio e decisão. Estudos comprovam que técnicas de respiração reestabelecem o equilíbrio psicofisiológico do organismo. Mas como controlar a responder se ela ocorre de forma involuntária?


DICA: Apenas pare e respire no seu ritmo natural, observe sua respiração por alguns minutos. Sinta como você realmente se sente nesse momento. “Respirar é construir uma ponte entre os corpos” - Na visão do yoga, quem pratica entra naturalmente em contato com a consciência do ritmo respiratório.


#DIA 2: ALONGUE!

Você escuta seu corpo?

Ele pede por pausas e descanso adequado. Ter dores ao final do dia é um sinal claro de que seu corpo está tentando alertar um pedido de socorro! Se você trabalha sentado por longos períodos, ajustes na forma que você trabalha podem fazer muita diferença na sua produtividade de trabalho em casa.

Dica: O ideal é não permanecer muito tempo na mesma posição. Insira pausas para se levantar e alongar.

Benefícios do Alongamento

  • Melhora a flexibilidade

  • Diminui tensões musculares

  • Melhora a coordenação

  • Melhora a circulação sanguínea

  • Traz sensação de bem-estar

Dica: Existem diversas formas de se alongar e não há desculpas para não praticar. Você pode se alongar sentado, deitado ou em pé. Não há necessidade de aparelhos específicos.


#DIA 3: ADEUS , SEDENTARISMO!

A consistência de ser ativo vale muito! A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada na semana. Ser ativo traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Dica: O mais importante é realizar uma atividade orientada que você goste para adotar a longo prazo na sua rotina. Nesse momento, diversos profissionais de saúde têm prestado atendimentos online ao vivo, o que garante segurança para a sua prática.

#DIA 4: XÔ, ANSIEDADE!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em relatório gerado em 2017, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Na contramão do aumento dos transtornos de ansiedade e depressão, o yoga ganha espaço com mais adeptos como um complemento de cuidado à saúde física e mental. A Ciência comprova seu benefícios na prevenção e tratamento de diversas condições médicas: promove bem-estar psicológico, melhora a imunidade e a qualidade do sono. Estenda seu tapetinho e vamos lá!


#DIA 5: ADEUS, DORES NAS COSTAS!

Você sabia que 80% das pessoas sofrerão ao menos um episódio de dor na lombar em algum momento da vida. A tensão emocional e o sedentarismo aumentam as chances de um crise de dor nas costas.

Dica: O mais importante é realizar uma atividade orientada que você goste para adotar a longo prazo na sua rotina. No caso de prevenção de dores, o Pilates ganha destaque. O método quando realizado de forma correta traz inúmeros benefícios à saúde.

#DIA 6. TCHAU TENSÃO MUSCULAR!

Entre os cinco sentidos que temos, o estímulo do tato, o toque, é responsável por diversos benefícios a sua saúde. O toque na pele pode estimular a produção de hormônios que relaxam e geram bem-estar, melhorando quadros de ansiedade, estresse e depressão em adultos. Além desses benefícios, outro já bem conhecido é seu papel em diminuir a tensão muscular, dissipando dores musculares e articulares e melhorando a vascularização e até o reparo da musculatura.

obs. Quando os nódulos de tensão são muito profundos podem gerar desconfortos durante o toque. Isso é, nem todo toque é uma massagem relaxante. Dica: A autoliberação miofascial surge como um hábito para ser feito em casa.


#DIA 7: NOITE RESTAURADORA!

Segundo a OMS, 40% da população brasileira sofre com algum distúrbio do sono. O estresse e mudanças na rotina podem alterar o ritmo do corpo. Evite asssistir TV ou usar o celular na cama. A falta de sono regular desregula todo o sistema biológico e afeta negativamente sua saúde.

O impacto de dormir mal: A redução persistente de sono pode elevar o risco de problemas como as doenças cardiovasculares e Síndromes Metabólicas. A Ciência comprova que uma noite mal dormida aumenta os marcadores inflamatórios e diminui o limiar de dor.

Dica: A melhor forma de recuperar a saúde do corpo e da mente é dormindo adequadamente. O detox, reparo e consolidação da memória acontecem nesse momento. Caso você sinta dores ao deitar, é importante não se acostumar com ela. Lembre-se quanto mais tempo com dor, mais difícil adequar seu tratamento.


Esperamos que esse conteúdo faça diferença na sua rotina de autocuidado!!


Dra. Renata Luri Toma e Juliana Tamy Satake - Clínica La Posture




81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page