top of page

5 passos simples para organizar seu home office e ser mais produtivo

Atualizado: 25 de jun. de 2020


Nunca se trabalhou tanto em home office como nesse momento que vivemos. É uma situação desafiadora para os que nunca trabalharam assim. Quem não possui um espaço dedicado a um "mini-escritório", com uma mesa e uma cadeira confortável, pode lidar com o desafio das distrações da casa, da mente e, muitas vezes, de dores no corpo.

Por isso, separei 5 passos simples para você garantir saúde no home office em tempos de isolamento social:


Organize o ambiente

O ambiente em que se trabalha influencia diretamente nossa saúde física e mental. Por exemplo, trabalhar em um ambiente mal iluminado e sentado em um banco sem encosto prejudica nossa concentração e reduz a produtividade.


- Luminosidade: Um ambiente com luminosidade garante mais produtividade pois você irá se concentrar melhor.

-Ajustes simples: Observe como você tem se sentido após a rotina de trabalho em casa. Se após trabalhar, você logo sente desconforto e dor em alguma região, seu corpo está sinalizando que algo está errado na forma que tem trabalhado. Escolha uma cadeira confortável com apoio nas costas Você pode improvisar e colocar almofadas nas costas para garantir mais conforto. Caso seja necessário, "mude" a altura da cadeira de forma que seus pés encostem no chão. Você pode usar uma caixa para apoio de pés.

-De olho na tela: O notebook geralmente acaba ficando baixo quando apoiado em uma mesa. Usar a tela do notebook em uma altura diferente em relação aos olhos prejudica a sua postura. Uma solução seria usar calços embaixo da tela do notebook ou do computador (mesmo que improvisado com livros) para garantir que seu olhar fique na mesma linha da tela do notebook e você não tenha que inclinar ou abaixar a cabeça para visualizá-la.

-Posicione o teclado: O ideal é manter os ombros relaxados e sem elevá-los, os braços a 90 graus e os punhos neutros. O correto posicionamento das mãos, punhos, cotovelos e ombros diminui o atrito entre os tendões e as estruturas que estão ao redor, prevenindo possíveis tendinites e lesões.


Ajude sua mente a entender a diferença entre estar em casa descansando ou trabalhando

O cérebro gosta de rituais e rotina. Mantenha os hábitos que possuía antes do isolamento, por exemplo, se tomava café e banho para sair de casa, continue com isso. Sua mente entrará no modo office mesmo em home office. Ajude sua mente a entender a diferença entre estar em casa descansando ou trabalhando.


Organize as prioridades do seu dia

Há diversas ferramentas que podem te auxiliar a definir as tarefas no seu dia. Uma estratégia simples para quem não tem muita familiaridade com agendas e "to do" diários seria definir suas tarefas em prioridades de ação.


Urgente e importante: PRIORIDADE – FAÇA AGORA

Importante, mas não urgente: PROGRAME PARA FAZER EM SEGUIDA

Nem importante nem urgente ou Urgente, mas não importante: PODE DAR UMA ESTICADINHA NO PRAZO PARA FAZER OU, VEJA SE PODE DELEGAR ESSA TAREFA NÃO IMPORTANTE PARA OUTRA PESSOA FAZER


Faça pausas e movimente-se

Pausas Organize seu dia para fazer pequenos intervalos ao longo das tarefas que for realizando. Além de garantir a saúde do seu corpo e da mente, isso pode também aumentar a sua produtividade. O cérebro consegue trabalhar em alta produtividade por 50 minutos, depois desse tempo a tendência é a concentração ir se reduzindo.


Movimente-se até mesmo na cadeira

Evite ficar na mesma posição por muito tempo. Realize movimentos suaves estendendo braços, pernas e pescoço. Ao digitar por muito tempo, pare e faça movimentos circulares com punhos e abra e feche as mãos para estimular a circulação sanguínea.


*Colaborações Dra. Renata Luri Fisioterapeuta Doutora em Ciências da Saúde pela Unifesp e Juliana Satake Fisioterapeuta pela Unifesp.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page