top of page

5 fatos de como o Pilates pode contribuir para uma rotina mais saudável!

Para te convencer a sair do sedentarismo, deixamos 5 fatos de como o Pilates pode contribuir para uma rotina mais saudável!



#1 Reduz o risco de depressão e melhora cognitiva!

No Pilates, trabalhamos movimentos mais precisos e de concentração que exercem um efeito na melhora cognitiva e de memória, além disso, fisiologicamente, aumenta-se o transporte de oxigênio para o cérebro. Como qualquer atividade física, liberam-se também hormônios como a serotonina, gerando efeitos na diminuição da ansiedade, melhora na autoestima e estabilização do humor. Os exercícios nessa modalidade ainda se associam ao fortalecimento, mobilidade e alongamento causando melhora nos níveis de dor.

#2 Melhora do sono!

Estudos mostram melhora significativa na qualidade e quantidade de sono em pessoas que praticam Pilates. Também foi demonstrado melhora na percepção da saúde, motivação e energia para executar tarefas da rotina.

#3 Comprometimento

Quanto mais sedentário seu estilo de vida, maior a chance de você não cultivar sua autoestima. Os estudos mostram que, como seres sociais, nos comprometemos em um processo de mudança, por exemplo, sair do sedentarismo.

Ao se comprometer com um profissional de saúde ou com um horário fechado na sua rotina, diminui os riscos de se abandonar a atividade física. Lembre-se que, todo processo de mudança se torna mais fácil quando há o incentivo e apoio social, seja da família, dos amigos, ou do profissional de saúde.

#4 Melhora a força e resistência muscular:

Fortalecer toda musculatura de forma coordenada, aumenta a resistência muscular, além da mobilidade e alongamento. Todas habilidades são essenciais para quem deseja ter saúde óssea, muscular e articular!

#5 Melhora a capacidade respiratória:

Durante os exercícios do Pilates, o controle da respiração é exigido na maior parte dos movimentos, alinhando-se o padrão respiratório aos movimentos de contração e relaxamento. O controle respiratório promove maior foco e autoconsciência, beneficiando até mesmo na saúde mental e emocional.


Há ainda inúmeros benefícios que o Pilates pode te proporcionar e fizemos inúmeras matérias sobre esse método que temos experiência diária de uma década! Somos apaixonadas pela versatilidade da sessão de pilates pela nossa equipe de fisioterapeutas, pode ser realizada em solo, aparelhos e ainda ter um mix das duas modalidades. A escolha do profissional que irá conduzir seus exercícios depende dos seus próprios objetivos e do seu perfil, bem como se você se beneficiará mais com uma abordagem mais individual e personalizada, ou em grupo maior sem tanto foco em correção. Por aqui, trabalhamos apenas com a primeira linha - somente atendimentos individualizados e nunca em grupos. Mas, o artigo de hoje só quer reforçar que o mais importante é conhecer seu perfil e procurar sempre por locais e profissionais de saúde capacitados!




68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page