top of page
Foto do escritorClínica La Posture

Quanto tempo de esteira faço para emagrecer?

Por que se torna cada vez mais difícil manter somente aeróbicos para emagrecer



Vale lembrar que, perder peso nem sempre é um bom sinal. Por exemplo, perder massa magra é extremamente negativo e gera um efeito oposto do que se deseja, lentificando o seu metabolismo e dificultando o emagrecimento.


Vale dizer que há inúmeros benefícios em se fazer caminhadas, esteira, bike, corrida, etc que vão além da estratégia de emagrecimento. Também vale dizermos que a perda de gordura se dá quando ela é metabolizada e usada como fonte de energia durante o exercício ou também para manter nosso corpo em funcionamento quando estamos em repouso.


Dentro desse raciocínio, queremos lembrar que o treinamento resistido, a famosa musculação e personal, se baseia na utilização de cargas que geram aumento da massa muscular e que, a longo prazo, geram mudanças no metabolismo muscular. Isso é, naturalmente quando se tem mais músculos, o corpo trabalha mais - aumento da taxa metabólica de repouso - o que é favorável para a manutenção do peso e redução da gordura corporal a longo prazo.


Então, vale dizer que tanto os exercícios aeróbios como os resistidos, promovem adaptações fisiológicas importantes para que seu corpo se torne cada vez mais eficiente.


O passar dos anos biologicamente podem atrapalhar esse metabolismo mais acelerado. Isso acontece porque há uma redução do metabolismo muscular por perda de massa muscular com a idade - a sarcopenia. Por isso, focar apenas em esteira e corrida, nem sempre se torna sustentável e saudável. Além do metabolismo ainda mais lento, o corpo fica enfraquecido e sofre inclusive com a perda de massa óssea.


Invista sim em esteira mas não esqueça em fortalecimento da musculatura!

Vale inserir sessões de exercícios combinadas ou concorrentes (exercícios aeróbios e também resistidos em uma mesma sessão de treino). Estudos revelam que essa seria a melhor estratégia no contexto do emagrecimento saudável e sustentado. E claro, lembrando que é preciso aderência, respeitando a especificidade de cada pessoa.


É importante avaliar e compreender seu corpo para sabermos se o ideal seria fazer aeróbio no começo ou ao final da musculação (ou viceversa) e trazer resultados ainda mais satisfatórios.


Aqui na Clínica La Posture, utilizamos uma metodologia específica voltada para a eficiência metabólica e emagrecimento (Energy) e por isso, conseguimos otimizar os resultados dos nossos alunos com a dose ideal de treinamento.



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page