Quanto tempo de esteira faço para emagrecer?

Por que se torna cada vez mais difícil manter somente aeróbicos para emagrecer



Vale lembrar que, perder peso nem sempre é um bom sinal. Por exemplo, perder massa magra é extremamente negativo e gera um efeito oposto do que se deseja, lentificando o seu metabolismo e dificultando o emagrecimento.


Vale dizer que há inúmeros benefícios em se fazer caminhadas, esteira, bike, corrida, etc que vão além da estratégia de emagrecimento. Também vale dizermos que a perda de gordura se dá quando ela é metabolizada e usada como fonte de energia durante o exercício ou também para manter nosso corpo em funcionamento quando estamos em repouso.


Dentro desse raciocínio, queremos lembrar que o treinamento resistido, a famosa musculação e personal, se baseia na utilização de cargas que geram aumento da massa muscular e que, a longo prazo, geram mudanças no metabolismo muscular. Isso é, naturalmente quando se tem mais músculos, o corpo trabalha mais - aumento da taxa metabólica de repouso - o que é favorável para a manutenção do peso e redução da gordura corporal a longo prazo.


Então, vale dizer que tanto os exercícios aeróbios como os resistidos, promovem adaptações fisiológicas importantes para que seu corpo se torne cada vez mais eficiente.


O passar dos anos biologicamente podem atrapalhar esse metabolismo mais acelerado. Isso acontece porque há uma redução do metabolismo muscular por perda de massa muscular com a idade - a sarcopenia. Por isso, focar apenas em esteira e corrida, nem sempre se torna sustentável e saudável. Além do metabolismo ainda mais lento, o corpo fica enfraquecido e sofre inclusive com a perda de massa óssea.


Invista sim em esteira mas não esqueça em fortalecimento da musculatura!

Vale inserir sessões de exercícios combinadas ou concorrentes (exercícios aeróbios e também resistidos em uma mesma sessão de treino). Estudos revelam que essa seria a melhor estratégia no contexto do emagrecimento saudável e sustentado. E claro, lembrando que é preciso aderência, respeitando a especificidade de cada pessoa.


É importante avaliar e compreender seu corpo para sabermos se o ideal seria fazer aeróbio no começo ou ao final da musculação (ou viceversa) e trazer resultados ainda mais satisfatórios.


Aqui na Clínica La Posture, utilizamos uma metodologia específica voltada para a eficiência metabólica e emagrecimento (Energy) e por isso, conseguimos otimizar os resultados dos nossos alunos com a dose ideal de treinamento.


Quer saber mais? Clique aqui e agende a sua aula experimental !