top of page

O que funciona de verdade e é eficiente para ativar o meu core?



Aqui na La Posture ao longo desses 9 anos percebemos que as pessoas não têm muita consciência do corpo e menos ainda do core. Apesar de vermos que cada vez mais pessoas se familiarizando com o tema, na prática ainda é desafiador entender como ativar de forma eficiente essas musculaturas.


A grande maioria das pessoas chega repleta de informações sobre o que é o core mas ainda sem saber em quê investir ou como ativá-lo.


Quais seriam os movimentos mais eficazes ou como trabalhar de forma eficiente o core? Na matéria de hoje, nossa equipe de fisioterapeutas aborda informações relevantes para quem deseja fortalecer o core.


#1 Somente prancha ativa meu core!

Se você não é do time que ama fazer pranchas, saiba que há diferentes opções de exercícios para você trabalhar essa mesma musculatura. Você pode fortalecer através de exercícios de equilíbrio com peso ou até mesmo exercícios de resistência em superfícies instáveis. Pesquisadores observaram que exercícios dinâmicos com cargas moderadas aumentam a atividade muscular do tronco e promovem um maior recrutamento da musculatura do core quando comparados às tão populares pranchas.


#2 Fortalecer de vez em quando

Pois é… além da escolha dos exercícios é importante se manter consistente no fortalecimento! Ou seja, você precisa adquirir consciência corporal para um adequado recrutamento da musculatura mas também consistência na frequência dos exercícios.


#3 Dor, alerta de um core fraco

Caso você tenha dores, a ciência já comprovou que há uma grande chance de você não conseguir ativar seu core de forma eficaz e isso se tornar um ciclo de mais dor e fraqueza da musculatura. Em caso de sintomas de dores e limitações, você certamente precisará investir ainda mais tempo e energia em reaprender a ativar esse grupo muscular. Procure um profissional de saúde para avaliação adequada e para orientação em seus exercícios.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page