top of page

Meu bebê pode nascer prematuro se eu fizer exercícios na gestação?


Hoje em dia é consenso que realizar exercícios na gravidez ajuda a melhorar a qualidade de vida da mãe e do bebê. Nos últimos anos, alguns obstetras tem encaminhado as gestantes para aprender exercícios que "facilitam" o parto. Mas muitas gestantes têm dúvidas e até medo de que esses exercícios possam de alguma forma antecipar e prejudicar o parto. Muitas acreditam que devem se exercitar somente na última semana para garantir que o bebê não nasça antes. Mas será que isso é mito ou há algum fundamento nessa crença?


Antes de se preocupar se os exercícios podem ou não provocar prematuridade é importante entender o que faz o corpo da mulher começar a entrar em trabalho de parto.


Primeiro, o maior choque… Você sabia que o parto é considerado uma grande inflamação?


Sim, saiba que no final da gestação o corpo começa a liberar pequenas doses de substâncias inflamatórias (como a th1/th2, hormônios CRH, macrófagos, prostaglandinas e citocinas) que fazem o útero contrair e dilatar o colo uterino. E esse quadro de inflamação vai aumentando até que o bebê nasça.


Então, é a mãe quem decide expulsar o bebê? Há processos a nível celular do feto, como o estresse oxidativo e células senescence da membrana fetal, que sinalizam o corpo da mãe a iniciar o parto. Mas há teorias que dizem que em partes é o corpo da mãe… já que parte da ideia de que o parto depende de um conjunto de fatores em interação como os hormônios da mãe (como CRH – em inglês: corticotropin-releasing hormone), o envelhecimento da placenta (células senescence) e o aumento da produção de receptores inflamatórios. Agora que entendemos como o corpo entra em trabalho de parto normal, vamos entender o que pode de fato antecipá-lo.


Quem é o inimigo número 1 das gestantes?


O estresse. Está comprovado cientificamente que o estresse está envolvido no processo de prematuridade. Cientistas já comprovaram que o estresse libera cortisol, altera a imunidade da mãe e consequentemente afeta as vias inflamatórias do corpo.


E quais os fatores relacionados ao estresse?


O tabaco, a dieta inadequada e o abuso de substâncias também podem determinar prematuridade. Além do estresse, podemos citar alguns outros problemas de saúde como:


- Infecções

- Colo uterino curto

- Ruptura de membrana fetal

- Pré-eclampsia

- Hipertensão gestacional

- Hemorragia Redução da perfusão placentária

- Perfil populacional: idade da gestante (muito nova ou de idade avançada)

- Curto intervalo entre gestações

- Fatores socioeconômicos que retardaram o início do acompanhamento pré-natal ou que não permitiram o acesso a essa assistência.


Os exercícios da fisioterapia que a obstetra me indicou a fazer no terceiro trimestre irão me ajudar ou prejudicar?


Se a gestante não possui as complicações obstétricas ou perfil supracitados pode realizar os exercícios. Claro, é importante que seja feita uma avaliação individualizada para orientações adequadas. Durante o atendimento o fisioterapeuta especializado em obstetrícia irá conduzir uma sessão que envolve exercícios de abertura pélvica, alongamento muscular, relaxamento do períneo, EPI-NO, consciência corporal e perineal, massagem corporal e perineal, além de exercícios de respiração e meditação.


Se analisarmos todas essas abordagens são ferramentas opostas ao estado de estresse. Assim, o foco da fisioterapia é fazer a gestante se sentir segura e aprender a fazer o manejo do estresse, a lidar com a dor e amenizar o medo.


Como? Através do desenvolvimento da consciência de como o corpo funciona e as mudanças que ocorrerão durante a gestação e parto.


- Oferecer ferramentas para lidar com a dor e longos períodos de trabalho de parto

- Desenvolver autoconfiança, força física e emocional

- Fortalecer o vinculo mãe-bebê


Resumidamente, o parto é um trabalho em parceria da mãe abrindo caminho para o bebê nascer, e do bebê se mexer dentro do útero para achar o caminho. E se você trabalha em um ritmo intenso ou se está passando por um período de estresse, fazer a fisioterapia obstétrica ajudará a diminuir o estresse, a ter uma gravidez mais saudável e ainda, facilitará o tempo de trabalho de parto. Então busque por profissionais especializados na sua cidade e tenha uma experiência ainda mais positiva da sua gestação.


*Fisioterapeuta Dra em Ciências da Saúde pela UNIFESP Renata Luri Fisioterapeuta em Saúde da Mulher pela UNICAMP Dra Angela May @fisiodamulher.laposture

370 visualizações0 comentário
bottom of page