top of page

Estalos no joelho é normal?


Na articulação do joelho há um líquido - líquido sinovial- que possui a função de lubrificação e proteção. Estudos revelam que o som decorre da formação de bolhas geradas por mudanças na pressão da articulação decorrentes do movimento articular, que estouram gerando o som.


Além disso, o som pode ser gerado pelo próprio movimento, e nesse caso, pode ser decorrente de algum movimento brusco ou rápido em ligamentos e tendões ao redor da articulação do joelho.


Um sinal de alerta para estalos deve vir quando há uma situação de sedentarismo ou fraqueza muscular, uma vez que a falta de alongamento e de fortalecimento influenciam a pressão entre os ossos do joelho, a patela e o fêmur, ocasionando maior atrito, levam à instabilidade na articulação e geram compensações nos movimentos.


No outro extremo, pensamos em pessoas que treinam demais e de forma errada, o que pode gerar sobrecarga. Segundo o personal La Posture, Rodrigo Kenzo, coloca-se mais carga que o ideal sem uma preparação e fortalecimento prévios, e aí, há um grande risco de se gerar desgaste e sobrecarga na articulação.


Por isso, a importância do acompanhamento de um profissional para correção da biomecânica da estrutura de joelho e quadril e a orientação correta para fortalecimento muscular para se garantir saúde gerando benefícios reais do treinamento físico.


Conheça o trabalho personalizado do Personal LA POSTURE



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page