Devo procurar um fisioterapeuta se meu joelho faz barulho durante os exercícios?

Os estalos nas articulações são mais comuns do que você imagina, e de forma geral, não acarretam maiores problemas se não associados à dor e a outros sintomas e desconfortos.


Mas se além dos estalos, você tem sentido crepitações e rangidos (sensação de areia no joelho) é preciso ligar o sinal de alerta! A crepitação têm causas distintas que devem ser investigadas - pode sim ser decorrente de um atrito natural entre os tendões e estruturas ósseas, mas por outro lado, pode se relacionar a alterações anatômicas ou patológicas como rupturas meniscais antigas, lesão cartilaginosas, osteoartrite, instabilidade patelofemoral e síndrome da dor patelofemoral.


Em caso de dores no joelho pode ocorrer em intensidades diferentes, atacar em um ou mais pontos, piorar depois de muito tempo parado na mesma posição ou ao acordar pela manhã - a chamada rigidez matinal.

Lembre- se que em caso de dores, inchaço, mudança de coloração ou temperatura da pele na região do joelho ou limitação de movimento, é recomendado interromper seus exercícios para se investigar a causa da dor.


3 sinais de alerta para quem possui:


1- Fraqueza muscular em quadril e joelho gera compensações e instabilidade

2- Alterações na marcha/pisada gerando sobrecargas e compensações

3- Excesso/falta de atividade física sobrecarregando a articulação


Tratamento Fisioterapia

Cada caso deve ser avaliado especificamente para que se possa definir a melhor estratégia de tratamento. Mas de forma geral, o principal objetivo do tratamento consiste na melhora da força muscular. O acompanhamento de um profissional para correção da biomecânica da estrutura de joelho e quadril e o fortalecimento muscular específico é fundamental para tratamento e prevenção de lesões nos joelhos.


Equipe Fisioterapia Clínica La Posture