top of page

3 mitos - Exercícios x TPM



1 - Fazer exercícios fará você piorar a cólica

MITO! Praticar atividade física durante a menstruação é muito saudável e pode prevenir os sintomas antes mesmo que eles apareçam. O American College of Obstetrician and Gynecologists recomenda o exercício regular como opção de tratamento não medicamentoso, melhorando tanto os desconfortos da dismenorreia como também os sintomas da TPM.


2 - TPM é psicológico MITO! Entenda que é comum as mulheres se sentirem com menos energia, inchadas, fracas e com o corpo dolorido, uma série de alterações hormonais se relacionam a esses sintomas que podem te levar a boicotar a academia. Além disso, a cólica menstrual ou também chamada dismenorréia, causa desconfortos na região abdominal baixa, podendo irradiar para as coxas, lombar e quadril. Os sintomas aparecem normalmente um dia antes ou no primeiro dia do fluxo menstrual, por isso, a mulher sabe o início do seu ciclo, principalmente quando acompanhados da famosa TPM.

3 - Só você passa por isso MITO! É mais comum do que se imagina... A incidência é relatada entre 28 e 71,7%, mas esses números variam em todo o mundo e pode ser dividida em dois tipos, a dismenorreia primária ou secundária.

A primaria é caracterizado por dor relacionada à menstruação sem causa patológica, muitas vezes ocorre na adolescência.

Já a dismenorreia secundária, é decorrente de alguma patologia pélvica presente que causam dores mais intensas, é o caso da endometriose, miomas ou pólipos endometriais, por exemplo. Nestes casos, é necessário o acompanhamento médico para investigar e tratar esses sintomas.

Fatores como dieta, sedentarismo, peso, idade, características do ciclo menstrual, hábitos de vida, estresse e ansiedade podem aumentar esses sintomas!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page