#3 informações que você deveria saber sobre Core



Core também chamado de Centro de força ou complexo lombo-pélvico, é um conjunto de 29 músculos que funcionam como uma cinta de sustentação, envolvendo músculos da coluna, abdômen, quadril e pelve.

Sua função vai muito além da estética e inclui prevenção de lesões na coluna e até mesmo em ombros.

No caso de quem já sente dores na coluna, cientistas já comprovaram que o core fraco está relacionado com diversos sintomas. Além disso, as pesquisas apontam a importância de se quebrar o ciclo de dor-fraqueza muscular para evitar a progressão do quadro.


Deixaremos #3 informações importantes sobre o Core:


#1CORE Estabilidade & Sustentação

Muito além de ser uma questão estética, o core proprociona estabilidade tanto nas posturas estáticas quanto dinâmicas, ou seja, é essencial quando estamos parados ou em movimento.


Problemas de um core fraco quando estamos parados: Quando estamos muito tempo na mesma posição, um Core fraco diminui a estabilidade da região central e sobrecarrega outros músculos como os músculos da coluna lombar, por isso, é muito comum a incidência de lombalgias.

Problemas de um core fraco quando estamos em movimento: Em atividades funcionais ou no esporte, um músculos fraco também sobrecarrega outros músculos, comprometendo a ativação em estados de estresse gerando movimentos inadequados e predispondo a lesões.


#2CORE Maior risco de lesões

Um core fraco predispõe a lesões não apenas nas costas mas também em braços e pernas. Um core enfraquecido não garante sustentação nem estabilidade para amortecer e absorver impactos.


#3CORE Barriga

Uma postura considerada ruim pode confundir e criar uma “pochete” onde não deveria existir… a falta do uso da nossa “cinta abdominal muscular” faz os órgãos e tecidos cederem, criando uma barriga proeminente.

Leia também nossa matéria explicando a fraqueza gerada pela diástase abdominal e os cuidados nesses casos (link).


Você quer treinar o core mas não sabe exatamente por onde começar… não se preocupe pois iremos te ajudar!

Acompanhe nossos conteúdos já publicados sobre o tema e siga nossa equipe no Instagram @laposture com informações semanais sobre cuidados com o movimento do corpo, bem-estar e saúde.


Equipe Fisioterapia La Posture