Assinale caso você apresente algum destes sinais e sintomas abaixo:
( ) dores na articulação Temporomandibular ou nos músculos da mastigação
( ) limitações nos movimentos mandibulares
( ) barulhos durante a movimentação da ATM
Se você assinalou todos os itens, a causa das suas dores de cabeça tensional, pode estar relacionado a DTM (disfunção temporomandibular). Apesar de não muito falado, saiba que 75% da população também experiencia esses sintomas, mas o que é DTM?
De acordo com a Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial casos de enxaqueca e DTM se correlacionam. As disfunções podem ser tanto articulares quanto musculares.
Fases de maior tensão como uma época de provas para um adolescente pode ser gatilho para a piora do quadro clínico. O estresse libera cortisol, influencia a tensão do corpo, piora contratura e com isso, há um ciclo vicioso de dor e limitação que gera ainda mais estresse. Por isso, o manejo do estresse é tão importante quanto o tratamento fisioterapêutico, e o acompanhamento multidisciplinar se faz necessário.
É importante que seja realizada a avaliação criteriosa de um profissional capacitado, pois se tratando em dores de cabeça e cervicais, há outras patologias associadas que não necessariamente sejam a DTM.
Quais são as causas da DTM?
Não há uma causa única definida, geralmente está associada à hiperatividade muscular, lesões e até fatores psicológicos, afetando pessoas independentemente de faixa etária ou gênero.
A ansiedade e estresse têm um papel importante, mas vale destacar que a literatura ainda não se sabe se esses seriam agentes causadores ou consequências de uma DTM.
Outros fatores que podem desencadear a DTM são:
- Alterações estruturais relacionadas a malformações esqueléticas e encurtamento do lábio superior
- Alterações sistêmicas como frouxidão ligamentar
- Fibromialgia
- Distúrbios hormonais e transtornos do sono
- Traumatismos como fraturas, processos inflamatórios e a síndrome do chicote cervical.
Tratamento
O tratamento da DTM abrange o trabalho em equipe de diferentes profissionais. Geralmente, o paciente passa por diferentes médicos, dentistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos para se alinhar consulta e diagnóstico.
Cada caso é único e o tratamento é individualizado pois difere no fator causa/consequência do quadro. No caso do controle de sintomas como dor de cabeça, a fisioterapia é aliada para o controle do quadro, evitando a polifarmácia e a piora do quadro. É necessário que sempre seja feita uma avaliação física das estruturas articulares, musculares e funcionais
Quer saber mais como a fisioterapia pode ajudar você no tratamento?
Comments