Você já ouviu falar em DTM? Ela pode ser a responsável pelas suas dores de cabeça



Assinale caso você apresente algum destes sinais e sintomas abaixo:

( ) dores na articulação Temporomandibular ou nos músculos da mastigação

( ) limitações nos movimentos mandibulares

( ) barulhos durante a movimentação da ATM


Se você assinalou todos os itens, a causa das suas dores de cabeça tensional, pode estar relacionado a DTM (disfunção temporomandibular). Apesar de não muito falado, saiba que 75% da população também experiencia esses sintomas, mas o que é DTM?


De acordo com a Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial casos de enxaqueca e DTM se correlacionam. As disfunções podem ser tanto articulares quanto musculares.


Fases de maior tensão como uma época de provas para um adolescente pode ser gatilho para a piora do quadro clínico. O estresse libera cortisol, influencia a tensão do corpo, piora contratura e com isso, há um ciclo vicioso de dor e limitação que gera ainda mais estresse. Por isso, o manejo do estresse é tão importante quanto o tratamento fisioterapêutico, e o acompanhamento multidisciplinar se faz necessário.


É importante que seja realizada a avaliação criteriosa de um profissional capacitado, pois se tratando em dores de cabeça e cervicais, há outras patologias associadas que não necessariamente sejam a DTM.


Quais são as causas da DTM?

Não há uma causa única definida, geralmente está associada à hiperatividade muscular, lesões e até fatores psicológicos, afetando pessoas independentemente de faixa etária ou gênero.


A ansiedade e estresse têm um papel importante, mas vale destacar que a literatura ainda não se sabe se esses seriam agentes causadores ou consequências de uma DTM.


Outros fatores que podem desencadear a DTM são:

- Alterações estruturais relacionadas a malformações esqueléticas e encurtamento do lábio superior

- Alterações sistêmicas como frouxidão ligamentar

- Fibromialgia