• Clínica La Posture

Projeto Higia


La Posture: Harumi, nos conte sobre o contexto de criação e os objetivos do Projeto Higia.

Harumi: O Projeto Hígia é um projeto de mobilização civil! Faço parte de um grupo chamado Women in 3D Printing! Aqui no Brasil, temos como embaixadoras, a Mayra Vasques e a Maria Elizete Kunkel, docentes da USP e UNIFESP, respectivamente. Elas trouxeram a demanda do desenvolvimento da “Face Shield”, a qual decidimos chamar de protetor facial no caso do Brasil! Não era comum o uso desses protetores na área da saúde em nenhum lugar do mundo! Na China passaram a usar desde o início da disseminação do Covid-19, com o objetivo de proteger os profissionais da saúde da linha de frente, em relação às gotículas que, possivelmente, estariam contaminadas com o vírus, Covid-19. Como era muito difícil de encontrar comercialmente, criamos uma haste baseada num modelo open source (arquivo aberto na internet), a qual suporta uma placa transparente, normalmente de plástico de acetato ou PETg! Esta haste é criada através de programas computacionais e impressão 3D!

Em 7 dias já tínhamos a primeira versão a qual passou por testes e validação por profissionais da saúde qualificados. Em poucos dias, já tínhamos mais de 1500 voluntários espalhados pelo Brasil e pelo mundo! Além disso, houve empresas que auxiliaram na produção através do sistema de injeção plástica, acelerando ainda mais a produção e distribuição! Contamos com diversas pessoas físicas e jurídicas doando para o projeto, além de colaboradores que não possuíam impressora 3D, mas ajudaram na distribuição, montagem e logística. Hoje, já distribuímos 120 mil hígias por todos os estados brasileiros! Eu, Natacha, fiquei como HUB da região do Alto Tietê, sendo que distribuímos 6500 unidades nesta região, além de ajudar com mais unidades em São Paulo, capital.


La Posture: Nos fale um pouco sobre o seu trabalho e o papel da terapia ocupacional (T.O.) nesse contexto de futuro da impressão 3d?

Harumi: Atualmente, atendo poucos pacientes, somente em home care! Decidi me dedicar à Pesquisa & Desenvolvimento dentro de universidades após conquistar meu título de mestre em Engenharia Biomédica. Percebi que podia atuar em outras áreas e conquistar muitas coisas em prol da Terapia Ocupacional! A intenção é unir quem desenvolve tecnologia com quem precisa! Ou seja: unir engenheiros, designers, profissionais da saúde e pacientes! Fundei minha própria empresa na qual estou desenvolvendo Recursos Terapêuticos e Tecnologia Assistiva através da Impressão 3D! Não tenho esses dispositivos de forma comercial ainda por questões burocráticas! Enquanto tudo isso caminha, invisto em ministrar cursos na área de tecnologia em saúde, com o objetivo de mostrar para as pessoas que a tecnologia é o nosso presente! A indústria 4.0 chegou com tudo e todos PODEMOS E DEVEMOS trabalhar com ela!

No Projeto Hígia, fizemos um belo trabalho em equipe multiprofissional. A importância de aprimorar, de pensar em uma EPI que cumprisse os objetivos e além disso, fossem funcionais (fáceis de guardar, montar, higienizar, sem criar pontos de pressão, etc) são pontos em que a T.O pode colaborar muito! Acredito que foi essencial ter profissionais de todos os tipos, até pessoas sem formação para que tudo fosse perfeito!

Durante essa pandemia, é impossível não notar o quanto a impressão 3D tem sido importante, principalmente no contexto da área da saúde! Foram criados diversos dispositivos e recursos com a I3D para o combate ao covid-19, desde face shields até peças de ventiladores mecânicos invasivos e não invasivos. A I3D chegou há mais de 30 anos mas só agora ela conquistou uma espaço de suma importância! Sendo um dos 9 pilares da indústria 4.0, a I3D em breve será essencial dentro de vários setores da saúde pública e privada!


La Posture: Ser uma T.O., mulher empreendedora, mãe, filha... como conciliar e ter qualidade de vida?

Harumi: Olha, não posso dizer que isso é fácil! Apesar de passar por inseguranças o tempo todo, sempre procuro a solução e não foco no problema! Todo sucesso tem uma história de sacrifícios e dificuldades pelo caminho! Sou mulher numa sociedade ainda machista! Sou empreendedora num país com problemas sociais, culturais e econômicos! Sou mãe, filha, irmã, tia, amiga... e conciliar a vida profissional corrida com a vida pessoal é muito difícil e nem sempre as pessoas estão dispostas a entender suas escolhas (e elas não têm essa obrigação!)... Confesso que tive muitos dias de extremo estresse! Mas aprendi e aprendo, todos os dias, a controlar a minha ansiedade, a ir com calma, a entender que as conquistas não precisam ser imediatas (às vezes, dar passo de formiga é muito mais efetivo!)... e principalmente: aprendi a deixar as pessoas me ajudarem! Nem que for com uma palavra, um gesto! É importante saber que não dá pra ser forte o tempo todo e que há momentos em que precisamos parar, respirar e fazer algo que gostamos por hobby, por saúde, por alegria em compartilhar um momento que nunca mais volta! Encontrar o equilíbrio é crucial para ser FELIZ na vida profissional e pessoal! Tudo é possível, desde que você tenha um bom autoconhecimento para entender seus próprios limites, independente de quem você é!


Conheça mais sobre o projeto no site: https://www.projetohigia.com.br/

UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869