Os novos 60 são os antigos 50 - Entenda o porquê do pilates se destacar como uma atividade completa



Um ponto que sempre tocamos na tecla! Envelhecer nunca será sinônimo de adoecer e não significa que você terá só perdas ou que terá que conviver com dores. O envelhecimento é um processo natural que todos passaremos, e que é imensamente modulado pela forma como investimos nosso estilo de vida.

Isso é, já está bem estabelecida a associação entre a inatividade física e doenças cardiovasculares, psiquiátricas e até do câncer. E de forma geral, quem se manteve com bons hábitos e fisicamente ativo ao longo da vida, colhe os frutos de uma vida mais saudável no envelhecimento.

Mas, calma, se você é idoso e nunca havia se cuidado ou dedicado tempo para si. Saiba que você não está sozinho, e que é possível reverter as perdas começando ainda hoje! O importante é não ficar parado e cuidar sempre da sua saúde física e mental!


O processo natural das mudanças no corpo do idoso

Do ponto de vista físico, o corpo se transforma com o passar dos anos. Esse processo de mudanças acontecem de forma mais importante no sistema musculoesquelético. As consequências podem levar à perda de massa muscular e óssea, força e desempenho muscular. O maior impacto dessas mudanças é levar à perda de equilíbrio e fraqueza muscular, aumentando o risco de lesões e de queda.

A queda é um dos eventos que mais devemos nos atentar no envelhecimento pois ele se relaciona intimamente com mortalidade e morbidade relacionadas a lesões em idoso.


Envelhecimento ativo


As diretrizes médicas de saúde recomendam atividades físicas de fortalecimento muscular realizadas de uma a duas vezes por semana. O grande diferencial é você manter a consistência e tornar a atividade física uma rotina em sua vida.

Dentre essas atividades, o pilates vem ganhando espaço por ser uma atividade completa, sendo que, muitos médicos têm prescrito e indicado aos idosos.

Benefícios:

- exercícios que permitem a expansão dos músculos respiratórios promovendo mobilidade e aumento da capacidade pulmonar

- exercícios de fortalecimento que combatem às perdas do sistema musculoesquelético como perda de massa muscular, densidade mineral óssea, etc

- exercícios de alongamento que garantem a amplitude dos movimentos, reduzem encurtamentos e garantem manutenção dos movimentos


Para que a prática de atividade física seja benéfica é importante o respaldo médico. Antes de iniciar uma atividade física, passe sempre por uma avaliação da saúde geral e específica com o profissional de fisioterapia ou educação física que irá atendê-lo.


Conheça mais do PILATES LA POSTURE