• Clínica La Posture

Instituto Cão Terapeuta

O Cão Terapeuta realiza visitas semanais, quinzenais e mensais a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. O Instituto, localizado em São Paulo, conta com 37 cães terapeutas e seus donos voluntários, e 17 voluntários sem cães.

Tati (presidente do Instituto Cão Terapeuta) & Bruce Lee

La Posture: Tati, nos conhecemos há algum tempo e admiramos muito você e o seu trabalho!

Conta pra gente como surgiu o projeto Cão Terapeuta e qual a missão desse trabalho?

Tatiana: O Instituto Cão Terapeuta surgiu a partir de um grupo que se interessava em participar de ações sociais junto com seus cães. Era inicialmente um trabalho esporádico, fazíamos visitas em instituições que cuidavam de crianças com câncer. O grupo foi crescendo, tornou-se uma OSC (Organização da Sociedade Civil) em 2013, trabalhando com voluntariado em instituições como asilos e hospitais. Nossa missão é promover saúde e qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio das Intervenções Assistidas por Animais.

La Posture: Quais os benefícios para todos os envolvidos desse contato entre cães terapeutas, voluntários e pacientes?

Tatiana: Os cães terapeutas, se bem selecionados e treinados para essa atividade, acabam passando momentos divertidos durante as visitas, pois ficam em contato com as pessoas, recebendo carinho e desenvolvendo brincadeiras para o acolhimento dos pacientes. Os voluntários doam seu tempo, querem fazer algo que transforme o mundo num lugar melhor, querem deixar sua marca. E os pacientes recebem os cães para passar um momento de descontração, principalmente sem remeter à doença e suas dificuldades.


La Posture: Qualquer pessoa pode participar do projeto? Como podemos ajudar?

Tatiana: Para se tornar voluntário, a pessoa precisa ter disponibilidade de tempo e emocional, gostar do trabalho, ser responsável, comprometido, pontual. É um trabalho como outro qualquer – tem horário para chegar, horário para sair, atividades, eventos, capacitação. O cão precisa ter o perfil para ser um coterapeuta, ou seja, é necessário aptidão, gostar da atividade (precisar ser muito sociável com humanos e cães, gostar de dar e receber carinho, ser confiante, adulto, castrado, adestrado, educado e bem de saúde).

Visita aos pacientes no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

            Existem algumas formas de ajudar, além do voluntariado: pode fazer doação (mensal ou única), participar de nossas campanhas de crowdfunding, adquirir nossos produtos na lojinha.

           Inspirado e quer conhecer melhor o trabalho? www.caoterapeuta.org.br @caoterapeuta

UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869