• Clínica La Posture

Formiga Warrior - #ProjetoFormigato



Calma, Brasil!!!! Esse ano não deu masssss estamos confiantes de que o Bruno Formiga estará apto a jogar a Supercopa Desimpedidos em 2021- isso, é claro, se ele for escalado - Aliás, pelamor Produtora, chama ele!!!!

Sim, o nome desse Projeto nitidamente não foi feito por nós da La Posture, mas ele é  nosso muso jornalístico e apoiamos imensamente esse momento de amor próprio e pura autoestima!

Pesquisas mostram que grande parte dos brasileiros relatam que engordaram nessa quarentena… Fora a questão biológica (biomecânica e endócrina), a saúde emocional e psicológica foram impactados pelo isolamento. No caso do Bruno Formiga, ele ganhou peso de forma significante em um curto espaço de tempo #quarentenavibes e estava sedentário já há algum tempo.


Entenda o impacto do tempo afastado dos treinos no corpo:

Sabemos que o isolamento mudou hábitos, alterou profundamente a rotina de exercícios, alimentar e até de sono… O índice de sedentarismo e obesidade aumentaram, e pensando na saúde cardiovascular e mudanças do corpo da população, a ciência já comprovou que as perdas de habilidades, condicionamento, força e flexibilidade, ocorrem após cerca de 2 semanas de inatividade física…

Agora, imagine após 6 meses de inatividade física e no caso do Bruno Formiga, somado ao seu histórico de lesões/ cirurgias.


A culpa é dos 40 anos...? 

Bruno ainda é menino novo, #xóvem... mas biologicamente, já está entrando em um processo de dinapenia e sarcopenia do envelhecimento e, principalmente, vem sofrendo dos impactos da inatividade física! 

Não há como cobrar que seu corpo se mantenha com a mesma performance de quando tinha 18 anos. A sabedoria popular de que a idade impacta no nosso rendimento, é uma premissa verdadeira se considerarmos que naturalmente há perdas que ocorrem com o envelhecimento e o corpo precisa de mais tempo até para se recuperar.

Mas envelhecer não é sinônimo de adoecer! É possível combater os efeitos da perda de massa e força muscular, através da atividade física e nutrição adequada!!!


“ Vou participar da Supercopa em algumas semanas!!! Preciso estar bem, me ajudem!”

Se você é pura ousadia e alegria, e está muito animado para voltar aos treinos, pode cair na falácia de confiar na memória do seu corpo acreditando na herança de anos de futebolzinho várzea e com isso, prejudicar toda a sua saúde! Quando falamos de saúde, abordamos não só os aspectos cardiovasculares e metabólicos, mas também biomecânicos do seu corpo - como joelhos e tornozelos que invariavelmente irão sofrer com a sobrecarga. 

De fato, os cientistas comprovam que pessoas que já treinaram têm maior facilidade de ganhar força e volume nos músculos e retornar às habilidades com mais tranquilidade, quando comparados aos que nunca realizaram nenhum tipo de atividade. Mas isso não significa que o retorno às atividades físicas deva ocorrer a todo vapor! 

Cautela!!! Essa foi uma palavra-mantra durante toda a quarentena e não será exceção nesse momento de retorno ao seu treino à academia, futebol, pilates... Em qualquer atividade física, independente do esporte ou tipo de exercício, é necessário ter paciência e controlar a ansiedade para que a transição do Team sofazinho & home office para o Team futebol e academia, seja segura e não cause frustração por afastamentos, lesões ou até por problemas de saúde mais graves! 

Se você pretende voltar a treinar com responsabilidade, segurança e saúde, vale anotar nossas 4 dicas:

#dica1 Liberação Médica 

É essencial consultar o seu médico - cardiologista, clínico geral,... antes de iniciar uma rotina de exercícios, principalmente, para quem tem histórico de problemas cardiovasculares, bem como, para indivíduos acima de 45 anos e pessoas que irão retornar às atividades físicas leves a extenuantes. 

#dica2 Check up Fisioterapêutico e Qualidade do Gesto Esportivo

Por conta do ambiente mal adaptado de home office e sedentarismo na quarentena, muita gente passou a sentir dores musculoesqueléticas, em áreas como nuca, costas….e até em articulações! 

Se você tem histórico de lesões relacionadas ao esporte ou à atividade que praticava, e irá retornar apenas agora, vale um check up biomecânico com profissionais de saúde como o seu fisioterapeuta e educador físico para orientação adequada! A chance de recidiva de lesões nessa fase de retorno é extremamente alta! 

Passar por esse check up permite a detecção de condições, riscos de se machucar durante a prática esportiva, além de otimizar sua performance trabalhando com os pontos falhos de suas habilidades atuais. Ter respaldo desse profissional facilita a comunicação com o professor de educação física, coach/treinador e equipe médica como nutricionista e médicos de suporte.

#dica3 Personal Trainer

A quarentena só mostrou como a atividade física faz falta em nossas vidas!!! Muita gente que não treinava passou a repensar o cuidado com a saúde e a valorizar ainda mais o profissional da educação física! A supervisão de um educador físico garante que você faça treinos de adaptação e otimize seu treino com individualidade e segurança.

#dica4 Recovery do corpo

Se a palavra segurança tivesse um sinônimo nesse momento, a palavra-chave seria RECOVERY, isso é, recuperação do corpo! Não adianta, forçar seu organismo, respeite o treino do seu personal trainer, treinador, etc - Fique de olho na carga, respeite o intervalo entre séries e volume de treino- Foque no tempo de transição e readaptação do seu corpo! 

Nessa retomada, você pode sentir seu corpo sofrer com a dor muscular tardia - aquela dorzinha chata do dia seguinte do exercício. Mas saiba que de forma geral, 48 a 72 horas após a atividade física, seu músculo já está pronto para voltar a treinar.


Vale lembrar nesse momento que cada corpo reage de forma diferente, e que não se deve confundir dor muscular tardia com dores articulares ou dores de lesões!  Agende sessão com seu fisioterapeuta e foque em todas as estratégias para recuperar o corpo de forma mais eficiente, com menos dores e bem longe de lesões.

Caso você tenha acesso a esses profissionais, você irá garantir um retorno mais seguro e saudável. Caso não tenha condições nesse momento, vale focar na PACIÊNCIA para voltar aos poucos aos treinos. Não adianta querer dar conta de tudo o que não foi feito nesses meses afastado ou se jogar em algum campeonato esportivo - principalmente, se não teve suporte ou acompanhamento de profissionais.

O cuidado com a saúde começa com o respeito ao seu corpo!


Fisioterapeuta PhD UNIFESP @renataluri

Fisioterapeuta Especializada na Clínica LA POSTURE @JULIANA.SATAKE

UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869