• Clínica La Posture

Fisioterapeuta explica problemas de Articulação temporomandibular (ATM)

Atualizado: Nov 5

La Posture: Dra. Bruna, você integra há mais de 2 anos na Clínica La Posture a frente dos atendimentos de distúrbios da ATM. Recentemente, publicaram uma matéria da VEJA falando sobre o crescimento de 90% de procura no Google por temas relacionados ao bruxismo, dores e perdas de dentes, você tem observado esse reflexo da pandemia nos seus atendimentos? Bruna: Sim, aqui observamos esse mesmo movimento, houve um aumento significativo de procura aqui na Clínica. Recebi muitos casos de cervicalgia, dor orofacial e zumbidos, o que corrobora mesmo com os estudos mostrando que a pandemia aumentou e muitos os níveis de ansiedade e estresse na população. A sobrecarga emocional leva a piora na qualidade do sono, aumento da frequência de hábitos parafuncionais (apertamento dentário, morder objetos, roer unhas) e tensão muscular.

Nós, fisioterapeutas, como profissionais de primeiro contato, temos a responsabilidade de acolher, orientar e encaminhar estes pacientes para tratamento adequado integrando uma equipe multidisciplinar

La Posture: O Bruxismo é disfunção temporomandibular? Bruna: É importante enfatizar que o bruxismo é um comportamento muscular que advém do sistema nervoso central sem uma causa definida. Sendo os mais comuns:

Bruximo em vigília: Ocorre quando estamos acordados. O apertamento dentário constante mantém os músculos contraídos por muito tempo gerando tensão e dor passageira ou persistente. Bruxismo noturno (ou do sono): É o ato de ranger dentes de forma inconsciente. Está mais relacionado à perda, quebra e desgaste dos dentes, restaurações, próteses ou implantes dentários, por vezes necessita de um dispositivo interoclusal de proteção popularmente chamado de placa orientado pelo profissional da odontologia 


É normal as pessoas confundirem com DTM pois, geralmente quem apresenta bruximo tem 5x mais chances de apresentá-la. Reforçando que alterações funcionais, dores na musculatura mastigatória e ATM prejudicam diretamente funções de mastigar e falar.

La Posture: Como o bruxismo gera dor e até mesmo perda de dentes? Bruna: Nossos dentes não foram feitos para se tocarem constantemente, quando isso ocorre e passa dos limites toleráveis começam a aparecer problemas como desgastes, trincas e fraturas dentárias. Vale lembrar que o bruxismo pode ser um sinalizador de que algo não vai bem no organismo - pode estar presente de forma protetora em indivíduos com refluxo gastroesofágico estimulando a produção de saliva para prevenir desgastes dentários e em indivíduos com apneia do sono por favorecer a permeabilidade das vias aéreas.

Enfim, aspectos complexos relacionados ao bruxismo devem ser considerados individualmente. La Posture: Quem deve procurar e como se dá o tratamento adequado? Bruna: Cada pessoa manifesta o quadro de uma maneira particular, no geral quem apresenta sintomas como dor na musculatura mastigatória, na região da ATM, dores de cabeça e pescoço, de forma isolada ou associada a dificuldade ou piora nas funções de mastigar ou falar deve investigar.


A fisioterapia visa identificar as causas e fatores associados presentes através de uma avaliação minuciosa, educa e faz o manejo da dor e recuperação do movimento funcional adequado da ATM e suas estruturas adjacentes. A ideia da fisioterapia é dar autonomia e responsabilidade ao paciente - minimizando queixas, promovendo o auto-cuidado. Vale lembrar a importância do encaminhamento para demais profissionais como dentistas, bucomaxilofaciais, psicoterapeutas entre outros que irão compor o tratamento.

Bruna Farias Barreto - Fisioterapeuta da Clínica La Posture - Especialista em DTM


UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869 - RE 1107074