• Clínica La Posture

Fisioterapeuta explica como cuidar melhor da saúde dos joelhos

Atualizado: Set 24



La Posture: Dra. Ana, você atende muitos pacientes com sintomas de dores em joelhos, e geralmente  essas queixas são recorrentes. Quais são as principais causas de dores no joelho?

Ana Clara: Dor no joelho é uma queixa muito comum dentro do serviço de fisioterapia. Quando não é decorrente de algum trauma, normalmente surge devido a uma fraqueza muscular, ou ainda de um aumento da demanda repentina sobre essa articulação (por exemplo, alguém que nunca praticou atividade física e resolve correr) que acaba sobrecarregando algumas estruturas do joelho e causando dor.


La Posture: Há algum fator de risco para se desenvolver esse sintoma? Muita gente associa os estalidos e “sons” crepitantes na articulação a uma lesão no joelho, esses sons seriam realmente um sinal de alerta?

Ana Clara: Existem alguns fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento de dor no joelho, como fraqueza muscular dos músculos do quadril e joelho, alterações na marcha/pisada, excesso/falta de atividade física, deformidades no joelho ou quadril, frouxidão ligamentar, entre outros. Estalidos e crepitações no joelho são um sinal de alerta apenas quando acompanhados de dor.

La Posture: Como fisioterapeuta, quais são as melhores estratégias para cuidar da saúde dessa articulação? 

Ana Clara: Na maioria dos casos, o principal objetivo do tratamento é melhorar a força muscular das principais estruturas envolvidas nessa articulação e retornar a função o quanto antes. Para decidir a melhor estratégia é necessário uma avaliação detalhada para traçar a conduta mais adequada na qual o paciente consiga realizar os exercícios sem dor. Como estratégia podemos utilizar o controle de carga, diminuir a amplitude do exercício, eletroestimulação, oclusão parcial vascular, entre outros. Em casos muito agudos, às vezes é necessário "resfriar" o joelho primeiro com recursos anti-inflamatórios para depois iniciar um fortalecimento progressivo.


Fisioterapeuta Ana Clara da Clínica La Posture*

Especialista em Trauma-Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo


UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869