• Clínica La Posture

Autocuidado com a Dra. Larissa Aguiar


La Posture: Nos fale sobre você, seu trabalho e enfoque de estudos.

Larissa: Sou nutricionista, especialista em nutrição esportiva, especialista em Teorias e Técnicas para cuidados integrativos e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Venho de uma criação “do interior”, minha mãe, minhas avós, sempre cuidaram da gente com muita alimentação natural, xaropes feitos em casa, inalação de folhas de eucalipto em tempos mais secos... Cresci cercada de cuidados naturais. Talvez isso explique minha paixão: “O CUIDAR”. Na Especialização em Cuidados Integrativos pela Unifesp, descobri um Universo imenso de terapias complementares que poderiam auxiliar processos de tratamento, assim como o autocuidado. Me apaixonei pelo efeitos da aromaterapia e fui estudar para me tornar aromaterapeuta. Fiz formação em auriculoterapia tanto nas técnicas chinesas quanto francesas. Comecei a formação em Mindfulness e sou Instrutora certificada de Mindful Eating pelo programa Mindfulness Based Eating AwarenessTraining (MB-EAT), e agora estou terminando um sonho de formação que é me tornar Terapeuta Ayurvédica. Como nutricionista esportiva, trabalhando com alto rendimento o tempo todo, na Seleção Brasileira de Handebol uso bastante das técnicas complementares, e no futebol utilizo mais da consciência alimentar e aromaterapia. No consultório, cada paciente que entra é único e juntos vamos descobrindo e testando técnicas que possam ser mais efetivas para cada um. Me debruço a me auto estudar...através da meditação, yoga, e hoje meus estudos tem sido voltados como o auto conhecimento é a chave do empoderamento. Sempre buscando técnicas, caminhos, possibilidades para que possamos nos cuidar com mais amor e empatia. E esse cuidado fica extendido, a partir do momento que aprendo a cuidar de mim, consigo cuidar e olhar para o outro e para o planeta.


La Posture: Um tema que vem ganhando mais força nos últimos meses é a discussão sobre o cuidado com a saúde de um ponto de vista não apenas físico. Como você acredita que esse período de isolamento mudou nossa relação com a saúde?

Larissa: Nesse momento de isolamento, vejo que boa parte das pessoas parou para preparar a própria refeição, se conectou mais com os alimentos, receitas, momentos da família a mesa, o compartilhar... Alguns começaram a praticar meditação, yoga, atividade física em casa, com os filhos. Não se trata de uma “romantização” da pandemia, pois cada um está vivendo esse momento a sua maneira, e estamos todos tentando sobreviver da melhor forma possível. Temos que tomar cuidado para não criar em nossa mente um “cenário perfeito” como ideal, porque não é isso. Estamos todos vivendo um momento atípico, mas se pudermos fazer algo para minimizar e nos cuidar com um pouquinho mais de amor e afeto ajuda e muito. E creio que as pessoas tem buscado mais saúde dessa forma.


La Posture - Quais dicas simples você poderia deixar como uma profissional da saúde e uma pessoa em constante busca de autoconhecimento?

#DICA1 - Escolha uma meta diária.

Pequena. Faça uma coisa de cada vez...e aos poucos as coisas vão tomando forma. (Quer começar a meditar? Comece com 1 minuto, depois 3, depois 5...e com a constância as coisas começam a acontecer. Quer organizar a cozinha toda? Comece por uma gaveta, e depois outra..e assim por diante);

#DICA2- Acorde com um minutinho para você

Observe como foi seu despertar, sua noite de sono. Olhe pra você no espelho e olhe sua língua. Veja a quantidade de toxina presente nela “aquela capinha” mais esbranquiçada formada na língua), limpe com um raspador ou até mesmo uma colher de sobremesa para remover e não ser reabsorvido;

#DICA3- Observe a natureza.

O clima como amanheceu. Pelo Ayurveda “semelhante aumenta semelhante”. Se está frio e úmido procure por ambientes, alimentos que sejam mais quentes e secos. Desta forma procuramos equilibrar e harmonizar o que está fora com o que está dentro (nosso corpo);

Nosso corpo funciona em conexão com a natureza, procure acordar com o sol nascendo, e se recolher, diminuir o ritmo com o sol se pondo. Sei que é difícil principalmente para quem mora em grandes polos e com a vida super agitada, mas veja se é possível focar suas atividades nesse período para começar a se preparar para realizar seu jantar até as 20h e deitar até as 22h;

#DICA4- Respire com consciência.

É o ato mais simples, porém o mais complexo para fazermos com atenção (alô, alô, mindfulness). Prestar a atenção na sua respiração traz benefícios inimagináveis, é de graça e com certeza você vai se sentir melhor.

#DICA5- Sejamos gratos.

Realizar o exercício da gratidão já muda nossa vibração, energia, e conseguimos alterar a frequência da nossa vibração. Já dizia Jon Kabat-Zinn “Enquanto você estiver respirando, tem mais coisas certas do que erradas com você”.

UNIDADE IPIRANGA

Rua Correia Salgado,97 - São Paulo/SP

(a 600m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates, Personal, Yoga,

Fisioterapia & Nutrição

UNIDADE SANTA CRUZ 

Rua Santa Cruz, 2251 - São Paulo/SP

(a 500m do metrô Alto do Ipiranga)

Pilates

AGENDE O SEU HORÁRIO

(Necessário agendamento prévio)

©2020 by Clínica La Posture. RE 10869