A atividade física é importante em qualquer etapa da vida, inclusive na gestação! Mas ainda assim muitas gestantes se privam de se exercitarem por medo e crenças por falta de informação. Por isso, no texto de hoje nossa equipe de fisioterapia especializada em obstetrícia elucida as dúvidas mais comuns das grávidas ao nos procurarem na La Posture.
“Meu médico só liberou para eu fazer alongamento e hidroginástica "
Mito! Um profissional não especializado em gestantes ou em obstetrícia não possui conhecimento sobre as especificidades do corpo da gestante. Ainda hoje, há quem acredite que fazer esforço na gestação leva ao parto prematuro.
Gestantes podem realizar alongamento e hidroginástica, mas também podem e devem realizar outras modalidades também. Quando não há contraindicação nem restrições na gestação, a American College of Obstetrician and Gynecologists recomenda a adoção de exercícios aeróbicos, de fortalecimento e resistência muscular tanto antes, durante e quanto após a gestação!
Em relação aos exercícios de força como o pilates para gestante, segundo a fisioterapeuta especializada responsável pelo setor de obstetrícia da Clínica La Posture, Angela May, os exercícios de fortalecimento e resistência são essenciais! O corpo é preparado para sustentar todo o peso e crescimento abdominal, caso contrário, dores lombopélvicas podem surgir por deficiência muscular.
“Tenho que esperar o segundo trimestre para me exercitar”
Mito! Para gestantes sem complicações e que já eram praticantes de atividade física antes da gestação é recomendado continuar a realizar exercícios desde o primeiro trimestre! Essa afirmação só é válida para gestantes sedentárias e para as que tiveram dificuldade para gerar de forma natural, isto é, que realizaram fecundação artificial. Lembre-se que cada caso deve ser avaliado individualmente e discutido com a equipe especializada em obstetrícia e a médica em acompanhamento.
“Terei um parto prematuro e meu bebê não vai crescer ou ganhar peso”
Mito! Ao contrário do que se pensa, a realização da atividade física assistida por uma profissional qualificada apresenta diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Sendo que um dos benefícios é exatamente o oposto dos dois mitos difundidos: Vários estudos comprovam que exercícios físicos reduzem o risco de parto prematuro e não levam à restrição do crescimento fetal! Além disso, a atividade física é preconizada para estimular resultados positivos no desenvolvimento fetal. Vale o bom senso e manter sempre uma boa hidratação! A gestante sem complicações e com respaldo médico pode sim, realizar exercício físico e não se preocupar com risco de prematuridade nem restrição de crescimento de seu bebê. A inatividade física está associada à mortalidade precoce na população geral. Na gestação, a inatividade e ganho de peso excessivo são fatores de risco para obesidade materna, e complicações relacionadas à gestação como, por exemplo, diabetes levando ao risco de crescimento excessivo do bebê (macrossomia) e a outras complicações como deficiência respiratória, hipoglicemia neonatal, e desenvolvimento de problemas metabólicos. Dicas importantes para Gestantes
Antes de iniciar uma atividade física é necessário o respaldo do médico de seu obstetra liberando para a atividade física
Muito importante que a atividade seja sempre conduzida por profissionais da saúde especializados em gestantes
É muito importante que se tenha indicação correta na prática do exercício físico, bem como, que o profissional saiba reconhecer limitações, necessidades em cada trimestre, assim como reconhecer sinais para interrupção ou evolução da prática
Caso você seja gestante sem complicações, e ainda não tenha iniciado uma atividade física, por favor, inicie por você e pelo seu bebê! Sua saúde agradece, você terá melhor qualidade de vida durante a gestação, prevenindo dores desnecessárias e ainda terá um pós-parto mais tranquilo para curtir a maternidade e seu bebê super saudável.
Conheça mais o nosso serviço
fisiomulher@laposture - Equipe de fisioterapia especializada em gestante e obstetrícia
Kommentare