A sua postura não depende apenas da sua coluna...



Você sabia que a sua postura depende da integridade de diferentes partes do seu corpo?

É por isso que é tão importante garantir a saúde de forma geral e estar em dia com o seu oftalmologista, o fisioterapeuta, o seu dentista... mas você pode estar se perguntando: “O que os meus dentes ou grau de miopia ter a ver com a minha postura?”


Absolutamente, TUDO! Para entender melhor, a nossa postura depende de captores também chamados receptores posturais que têm como função enviar informações da posição e equilíbrio do corpo para o nosso cérebro gerando respostas. Falaremos sobre três receptores que merecem destaque:

1. Captores dento-oclusais: influenciados por alterações na mordida - enfatizamos a importância do trabalho do dentista.

2. Captores oculares: relacionados com a manutenção do posicionamento da cabeça - atenção ao acompanhamento dos oftalmologistas.

3. Captores podais: localizados nos pés sendo responsáveis por enviar informações sobre equilíbrio e base de apoio no solo, por isso é de suma importância a avaliação pelo fisioterapeuta pela forma que você pisa.


Qualquer alteração em algum destes captores podem influenciar diretamente ou indiretamente gerando compensações na nossa postura


Avaliação da pisada - Baropodometria:

Essa avaliação é realizada em um equipamento específico chamado baropodômetro e é feita por fisioterapeutas. O exame de baropodometria é feito em uma plataforma computadorizada, de forma estática e dinâmica, e permite avaliar o tipo de pé, a distribuição da carga corporal, o centro de gravidade do corpo e possíveis pontos de pressão dos pés, além de mensurar a oscilação do corpo estático.


Após avaliação, pode ser prescrito o uso de palmilhas posturais e a Fisioterapia na melhora das dores e prevenção de diversas lesões.


Quer saber melhor sobre essa avaliação?

Entre em contato para avaliar a sua pisada através da Podoposturologia & Baropodometria